Depois da confirmação da instalação da 1ª Região Tradicionlista (1ª RT) na tarde de ontem, o Estado confirmou hoje o destino dos demais espaços do complexo de prédios do Bairro Tristeza, antigo Artesanato Guarisse, localizado na rua Landell de Moura 430. No Bloco A, ficará sediada a 1ª RT, um outro bloco será destinado à comunidade, que já está ocupando o local e deverá agora apresentar um projeto de ações culturais e manutenção do espaço. O último bloco será ocupado pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas, dentro do programa dos Galpões Culturais, que será mantido pela Sedac.
A decisão é resultado de uma audiência pública realizada em 2011 onde ficou definido o uso do complexo de prédios para o desenvolvimento de ações culturais. O encaminhamento evoluiu para essas três formas de ocupação. No local há ainda um espaço da Susepe que também usará para ações culturais e sociais desenvolvidas pela instituição.

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, vê o local como um excelente espaço para o desenvolvimento de projetos da comunidade cultural de Porto Alegre. “E também lá poderão ser recebidos grupos de todas as regiões do estado. A 1ª RT é uma entidade que tem reconhecida sua utilidade pública, e desta forma estamos contemplando várias linguagens culturais: a tradicionalista, a comunitária e a das artes de teatro, dança e circo. Assim damos uma utilidade eficiente para um espaço que estava ocioso”, disse.
A secretaria de Administração e Recursos Humanos encaminhou o processo de uso do espaço. A iniciativa integra as ações previstas no Programa de Racionalização dos Bens Imóveis do Estado, o Otimizar, que tem como foco a modernização dos sistemas de gestão e controle do patrimônio móvel e imóvel do Rio Grande do Sul. O Otimizar será anunciado oficialmente na próxima segunda-feira, 16 de julho, mas parte dele já está em andamento há quase um ano. “Além de destinar o uso dos bens imóveis do Estado para fins públicos e gerar economia financeira, podemos favorecer a implementação de projetos de desenvolvimento social, cultural e econômico, como fizemos com a 1ª RT.”, afirmou a secretária Stela Farias.
O espaço da 1ª RT-MTG-RS
No bloco A, a 1ª RT -MTGRS vai desenvolver ações culturais, em conjunto com a Sedac dentro do projeto Desenvolvimento da Cultura Gaúcha, que tem como objetivo a divulgação e o desenvolvimento da cultura do estado por meio de cursos, palestras, painéis, mostras culturais e ações diversas junto |à comunidade.
O convênio terá vigência de 60 meses período pelo qual a 1ª RT-MTG-RS será totalmente responsável pela manutenção e conservação do referido prédio.
Grande notícia. Há muito tempo que essa
medida p devia ter sido concretizada.
O Movimento Tradicionalista é uma bela e feliz realidade e o Governo fez muito bem
prestigia-lo.
Parabens.
e
Acho uma grande falta de respeito e de ética por parte do governo, pois fizeram de tudo para que esta “audiência” (que não se sabe se ocorreu) não fosse noticiada. O Movimento Tradicionalista Gaúcho nada tem a ver com o Centro cultural e muito menos com o bairro. A maioria dos integrantes nem mesmo morar na Zona Sul moram. Politicagem…
Parabens. Há muito tempo o Governo devia ter
concretizado esta feliz e vitoriosa iniciativa.
O que vai acontecer com o espaço? Que seja um local de preservação do patrimônio cultural e da história do bairro, que seja um local de arte e cultura ao alcance da comunidade. Que preservem a história do local, pois este espaço tem história! Arthur Guarisse, um artista do artesanato, trouxe reconhecimento a função de artesão, com um sonho nas mãos fez história no bairro e com muito trabalho e arte trouxe movimento e um olhar especial para a zona sul. Gerou empregos, reconhecimento e estabeleceu no local a sua marca. Espero que exista sensibilidade o suficiente para dar ao local o valor que ele merece, arquitetura seja mantida e a história preservada. Somos feitos de passado e de história, que esta seja a base de um local de preservação de cultura. Lanço aqui uma ideia – porque não indicar o cidadão que fez tanto pelo bairro – Arthur Guarisse – como patrono cultural deste espaço. Ele esta com 78 anos e ficaria muito feliz, em vida, de ver este patrimônio como fonte de educação, de tradição, de arte que respeita a cultura e o cidadão da Zona Sul, de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul. Obrigada, um abraço
Leinha Guarisse – Arte Educadora e Artista Plástica.