O Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre começaram hoje a construção de um plano para estancar o crescimento da violência na Capital. Uma reunião com representantes da Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar se reuniram na Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) selou o início dos trabalho na elaboração um plano estratégico para o setor. O objetivo, segundo Juarez Fraga, titular da pasta da Secretaria de Segurança, é reforçar a transversalidade das polícias públicas no setor. “Há a necessidade de integrar as entidades para traçar um plano estratégico na Capital, que ofereça uma maior proteção aos cidadãos”, afirmou.
A criação de um grupo de trabalho com as entidades presentes é uma das ações estabelecidas para ampliar a atuação integrada. De acordo com o delegado do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Edilson Paim, com a participação de forma mais direta, a gestão municipal poderá auxiliar no trabalho de inteligência que vem sendo executado pelas demais entidades. A integração também foi apoiada pelo tenente-coronel da Brigada Militar, Mário Ikeda, responsável pelo policiamento da cidade. “Desta forma, serão intensificadas a recuperação de algumas áreas de Porto Alegre”, explicou.
Os delegados do Denarc, Odival de Souza Soares, diretor da entidade, e Márcio Zachello, também se disponibilizaram a colaborar com as ações que serão realizadas em áreas determinadas de Porto Alegre, concomitantemente com seus outros projetos em andamento. Cleber Ferreira, diretor de Polícia Regional da Capital, igualmente se colocou à disposição de atuar junto à secretaria, bem como o Delegado da Polícia Civil, Carlos Wendt e o Major da Brigada Militar, Leandro Luz. O secretário municipal adjunto de Segurança, Ricardo Schlomer, também participou do encontro.