Já estamos na metade do último mês do ano. Certamente você já foi a muitos encontros e ainda irá a outros tantos este mês. Afinal, faltam dias em dezembro para a temporada de confraternizações, não é mesmo?
Algumas dicas de etiqueta são sempre bem vindas:
– Assim que receber o convite, informe-se sobre o prazo para confirmação da presença. É super importante confirmar ou avisar que não poderá comparecer. É uma questão de educação e respeito com o anfitrião, afinal, ele precisa organizar a festa sabendo o número de pessoas, sabendo o que e quanto providenciar de comes e bebes. Confirmar e não comparecer demonstra indiferença e causa inclusive prejuízos a quem está oferecendo a festa.
– Caso tenha confirmado e esteja impossibilitado de comparecer, ligue imediatamente, ou o máximo no dia seguinte, desculpando-se e explicando sua ausência.
– Evite atrasos. Não precisa ser o primeiro a chegar, mas tente não atrasar muito. Até 30 minutos da hora marcada não trará problemas, caso não seja um almoço/jantar.
– Vista-se adequadamente, procure saber sobre o clima da festa (se formal ou informal), sobre o local e as atrações (brinquedos, atividades). Claro que o estilo pessoal deve ser mantido, mas preocupar-se em estar de acordo com o ambiente e demais convidados, denota consideração.
– Capriche na maquiagem. Não exagere, mas lembre-se de que estamos comemorando. Uma maquiagem bem feita, mesmo que básica, suaviza o semblante, alegra nossa imagem. Super importante: não retoque a maquiagem em público, nem mesmo o batom.
– Beba socialmente, com muita moderação. Ninguém melhor que você mesmo conhece seus limites (ao menos deveria). Se for oferecida bebida, aceite, se essa for sua vontade, mas não esqueça jamais do seu dever de não estragar a festa (e que hoje em dia todo mundo tem celular com câmera e acesso imediato à internet).
– Atenção aos mimos e presentes. Se tiver troca de presentes, capriche no que oferecerá. Não precisa gastar muito, basta uma bela embalagem e um cartão com desejos sinceros para transformar uma simples lembrancinha no melhor presente. Evite vale-presentes, pode passar a impressão de que você não quis “perder tempo” escolhendo algo. É melhor comprar um presente e garantir a possibilidade de troca.
– Evite levar pessoas sem convite. A festa foi pensada para um número x de pessoas, se cada convidado resolver levar um acompanhante, afinal é “só mais um”, fácil, fácil teremos problemas, faltará comida, bebida, lugar. Se não tiver outra opção e precisar levar alguém, contate o anfitrião e pergunte se pode. Prepare-se para ouvir um não, o dono da festa terá seus motivos e isso não é justificativa para ofensas e inimizades.
– Saiba a hora de despedir-se. Não esqueça do “desconfiômetro” em casa e fique atento aos sinais de que é hora de ir embora. Despeça-se do anfitrião e agradeça o convite. Não é necessário despedir-se de todos os convidados, o faça com quem estiver perto, um simples e simpático aceno é suficiente.
– Atenção redobrada na festa da empresa. Todas as dicas acima ganham força quando falamos na festa da empresa. Você pode e deve se divertir, mas não esqueça que se trata de um ambiente profissional, mesmo que em clima de festa e mais informal do que o escritório. Não é hora de seduzir, extravasar e perder a linha. Lembre-se sempre: muita coisa está sendo observada.
Comments 1