Na Rua Laurindo, 332 em Porto Alegre, se localiza um “barraco” que vale a pena entrar e conhecer! Trata-se do Barraco Estúdio Multiespaço! Lá você irá ter contato com design, moda, arte, cinema e vídeo, fotografia, ilustração, arquitetura, produção de atores, enfim, tudo o que envolve a economia criativa.

A espacialidade é a responsável pela organização e animação do meio físico, assim como, do meio estético e psicológico, sempre através de uma determinada ambiência arquitetônica. O espaço pode estar adaptado para o exercício de determina atividade humana, sustentado no estilo de vida ou em determinada proposta de atividade. O espaço físico em que se localiza o Barraco Estúdio utiliza o conceito clássico de “loft”, com a reciclagem do uso do espaço e da ambiência arquitetônica. No caso do local, é a mudança de uso, com a apropriação de uma antiga fábrica de doces. Para que se adaptasse melhor ao estilo da economia criativa, que era a nova proposta de utilização do local, o espaço foi reciclado dentro de um espírito “my self” da equipe profissional que atua em seu interior, sendo eles os próprios produtores da espacialidade. A manutenção do lado rústico do ambiente, sem grandes intervenções arquitetônicas, constitui a “anima” deste espaço, mas que, ao mesmo tempo é acolhedor, personalizado, informal, moderno e descolado. Isto faz o “Barraco Estúdio” ser original e “cult”.

Criado oficialmente em 13 de abril de 2005, portanto prestes a completar 10 anos, o Barraco Estúdio é um multiespaço de criação artística. Fundado por Régis Duarte, artista e design de moda e por Bárbara Barbosa, produtora de elenco, durante sua evolução o Barraco foi passando por diversos processos de mudança e crescimento. Com a entrada do fotógrafo Tiago Coelho foi estreitado os laços com a fotografia contemporânea. A Trama Design do arquiteto Paulo Brum incorporou o conceito do “Design Thinking”. O arquiteto, artista e ilustrador Denny Chang completa a equipe. Oficinas de processo criativo, qualificação de elenco e eventos literários, e outros relacionados com criatividade, cultura e arte, fazem parte do dia a dia do Barraco.
Incorporada ao espaço físico da proposta arquitetônica do Barraco, se encontra a Galeria Mascate, que se constitui em um importante local de criação e divulgação de arte contemporânea no sul do Brasil. Mais do que um simples espaço expositivo, a Galeria Mascate dialoga com o espaço arquitetônico interior do “loft”, ocupando seus espaços e integrando-o, sem a rigidez tradicional dos espaços expositivos dedicados à arte. Os acervos expostos dialogam com novas ideias e conceitos, ao mesmo tempo, estabelece relações com artistas emergentes e com os já estabelecidos.
A cada abertura de evento ou exposição, o espaço se transforma, ocorrendo verdadeiros acontecimentos artísticos, com performances, assim como, eventualmente ocorrem lançamentos das novas coleções de moda, de Régis Barbosa. Coleções estas, que sempre estão disponíveis, para quem for ao Barraco, onde também podem ser visto o acervo contínuo de arte, que se encontra a venda na loja/galeria. Compondo com tudo isto, se encontra em exposição permanente as fotografias de moda e documentais de Tiago Coelho. A estrutura do Barraco ainda conta com um estúdio de fotografia e vídeo, espaço que também é apropriado pela Galeria Mascate com exposições, em que se encontram muitas obras da coleção permanente. Oficinas criativas, de atores, vídeo e de fotografia também são realizadas neste multiespaço.

Enfim, por se constituir em um espaço acolhedor de pessoas, de civilidade, de cidadania, de arte e cultura, que o Barraco se constitui em um local de “URBANIDADE”. Se você ainda não foi, vá ao Barraco Estúdio/Multiespaço, vá conhecer a Galeria Mascate e a coleção de moda do Régis Barbosa, aproveite para tomar um cafezinho e conversar com o pessoal de sua equipe de profissionais. Procure o Barraco Estúdio no FACEBOOK ou então pela página na INTERNET: <http://www.barracoestudio.com.br>. Fone: 051 – 3028-1919.

Mais recentemente o arquiteto Paulo Brum, da Trama Design, em parceria com o arquiteto Luís Chico Vargas, estão desenvolvendo um conceito e proposta de trabalho e atuação profissional, que está relacionada com a acessibilidade universal e suas implicações na arquitetura, urbanismo e design: a “Livre Acesso”. Este será em breve o tema de uma coluna “URBANIDADES” no Portal Meu Bairro.