Foram abertas, nesta segunda-feira, 7, as atividades da Colônia de Férias 2013. até o dia 6 de fevereiro, cerca de 1,3 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, de seis a 12 anos. A cerimônia de abertura reuniu, no Parque Gigante, 245 jovens.
Divididos por equipes e identificados com camisetas de cores diferentes, os estudantes, sempre acompanhados por professores, supervisores, monitores e até mesmo familiares, após a solenidade, foram tomando conta de parte dos 13 hectares de área do Parque Gigante. Quiosques, quadras recreativas, canchas e espaços infantis foram transformados em locais de leitura, desenho, pintura e dança. Ao som de berimbau, um grupo arriscava os primeiros passos de capoeira, ensinados por monitor, e de onde podia se ver, a poucos metros, outro contingente de crianças saltava em cama-elástica.
Vice-Prefeito destaca importância da educação
Cleci Jurach falou que “todas as atividades da Colônia integram o Escola Aberta e se destinam a estudantes da rede no período de férias escolares, informando que nos dias agendados haverá atendimento, diversão, ações variadas, momentos de confraternização e de integração”. Também pediu às crianças que deixassem por escrito, ao final do terceiro dia, opinião e sugestões para a edição do próximo ano.
Ao garantir que “sem educação nenhum país vai para frente”, Sebastião Melo afirmou que uma prefeitura sempre pode fazer mais quando estabelece parcerias, permitindo a realização de muitas ações importantes, citando a própria Colônia de Férias. Lúcio Regner falou da imensa satisfação em receber as crianças no Parque Gigante, desejando que aproveitassem todas as atividades e que se divertissem muito. O projeto é iniciativa da Smed, e tem a finalidade de disponibilizar opções de recreação, cultura e esporte, com apoio do Sistema Fecomércio-RS e da Feci.
As ações da Colônia de Férias serão desenvolvidas em três dias a cada semana. Às segundas-feiras, das 13h às 18h, no Parque Gigante, haverá atividades pedagógicas, recreativas, sociais e culturais. Nas terças-feiras, das 13h às 18h, no Sesc Campestre, recreações lúdicas e aquáticas. Às quartas-feiras, das 7h30 às 13h, no sítio do Mato, haverá turismo rural e lazer, conforme Nara Melo Adolfo, coordenadora do Escola Aberta na Smed.