Conseguir dizer o que se está sentindo é o primeiro passo para lidar com dificuldades emocionais. E, mesmo que anonimamente, alguns anos do curso de medicina da UFRGS estão dizendo o que os está incomodando e tornando a vida mais difícil.
Na página Previamente Hígido eles dizem seu sexo, idade e relatam as situações de abuso moral que sofreram enquanto alunos da instituição. Previamente hígido significa previamente saudável, antes de estar doente.
De acordo com o grupo responsável pela página, que prefere não se identificar, mais de um quarto dos estudantes de medicina sofre de depressão ou tem sintomas da doença, e mais de um em cada 10 estudantes referem ter tido ideação suicida durante a faculdade. “O Previamente Hígido foi criado para dar a chance aos alunos de medicina da UFRGS de exporem suas vivências no curso que afetam/afetaram sua saúde mental, questões essas muitas vezes negligenciadas pela faculdade. Queremos ouvir histórias, para que todos possam ter a chance de desabafar; queremos compartilhar histórias, para que outros possam ver que não estão sozinhos.”.