Na manhã desta sexta-feira, 17, ocorreu um protesto em defesa do transporte público e da meia passagem para estudantes. O ato teve início às 8h, em frente ao colégio Júlio de Castilhos e reuniu estudantes, diretórios acadêmicos e servidores municipais ligados ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa).
Os manifestantes realizaram passeata pelas ruas do centro de Porto Alegre, passando pela Loureiro da Silva, Túnel da Conceição e avenida Mauá, até chegar ao Paço Municipal. A caminhada dos estudantes e sindicalistas causou bloqueios no trânsito durante o trajeto, que foi acompanhado por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
A Prefeitura manifestou-se contrária ao protesto realizado nesta manhã, dizendo que o Simpa voltou a afrontar à Justiça e descumprir acordo. “Em greve há 18 dias, o Simpa segue protagonizando ações destrutivas e prejudiciais para a cidade e seus moradores. O Executivo Municipal segue repudiando estas atitudes que demonstram que o Simpa está a serviço de partidos políticos em campanha eleitoral”, declarou a Prefeitura em nota.