Gente, acho que todo mundo já ouviu a frase “fulano não me representa”. E a frase faz todo o sentido, pois, atualmente, na política, são poucos os realmente que nos representam. É muita corrupção, locupletamento e falcatrua que temos assistido todos os dias em todas as mídias possíveis. Por outro lado, muitas pessoas têm se mobilizado por causas que acreditam, e acabam por, efetivamente, realizar ações em prol da cidade ou de um bem comum. São grupos reunidos em redes sociais ou coletivos que têm feito diferença, dentro de um universo de muito egocentrismo, identificado em todos os momentos de nosso dia a dia. Lembra daquela vaga para deficiente físico ocupada sem cerimônia por alguém sem nenhum tipo de incapacidade – pelo menos física? Ou do trânsito sem nenhuma gentileza? Ou da gurizada sentada no transporte coletivo, jogando no celular e ignorando uma pessoa mais velha em pé, ao seu lado? Ou, ainda, o motorista atirando lixo da janela de seu carro?
Pois uma oportunidade de se tornar protagonista nessa história está chegando. Existe na administração municipal uma possibilidade do cidadão tomar parte num processo decisivo nos rumos da cidade. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CDMUA), órgão ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo, tem a função de analisar projetos especiais, assim chamados porque alteram, de alguma forma, as normas estabelecidas nos locais onde serão construídos. Textualmente, tal conselho tem a função de “aprovar Projetos Especiais de Empreendimentos de Impacto Urbano, bem como indicar alterações que entender necessárias”. Esse conselho é composto por entidades não-governamentais, constituídas por entidades de classe e afins ao planejamento urbano, por representantes da administração pública (leia-se governo municipal) e representantes das comunidades. E é aí que a gente entra!
Nos dias 25 e 26 de setembro, das 10 às 20h, no CAR Centro Sul (Av. Cavalhada, 2.886 – Cavalhada) e no Strip Center (Av. Wenceslau Escobar, 2.770 – Tristeza), vamos poder nos credenciar para sermos delegados e para votar nos conselheiros que vão nos representar pela região de planejamento 6 (Porto Alegre está dividida em 8), junto ao CDMUA. A grande diferença é que vamos escolher um representante da comunidade, alguém que nos conhece e que nós conhecemos, que encontramos no supermercado, que tem comércio na região, que estuda ou mora do nosso lado. São pessoas que vão estar próximas para ouvir os problemas da Zona Sul, brigar para que os empreendimentos imobiliários respeitem nosso jeito de cidade do interior e pelo nosso patrimônio ambiental e cultural. As eleições serão dia 28 de outubro, mas só poderá votar quem se cadastrar previamente em setembro. É imprescindível que um número expressivo de pessoas se envolvam nesse processo, para que nossa opinião tenha força.
Esse é um espaço de participação direta do cidadão dentro da prefeitura. Não vamos desperdiçar essa oportunidade. Já é na próxima semana. Participe e divulgue!
Para maiores informações, acesse o link:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/spm/default.php?p_secao=228