A mobilização dos moradores ocorre devido à construção de um empreendimento no bairro, com a derrubada de 13 hectares de mata. O projeto prevê, ainda, a canalização do Arroio Espírito Santo, localizado na Orla do Guaíba.
Para assinar a petição, acesse: https://www.obugio.org.br/petitions/nao-a-derrubada-de-mata-atlantica-e-nao-a-canalizacao-do-arroio-espirito-santo-em-porto-alegre?utm_campaign=O%20Bugio&utm_content=79209177&utm_medium=social&utm_source=facebook
Na petição, os moradores afirmam que “A área de mata nativa, bem como a sua fauna com espécies em Risco de Extinção, estão ameaçados pelo empreendimento da empresa Maiojama que pretende construir um loteamento com prédios residenciais. Os cidadãos se preocupam com as possíveis alterações no microclima da região, com o desalojamento de espécies de animais (Bugio-Ruivo-Alouatta guariba), com a derrubada de árvores típicas de Mata Atlântica e a preservação do Arroio Espírito Santo”, diz o documento.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) reemitirá nos próximos dias a Licença de Instalação do Loteamento Ipanema. O loteamento deve ser construído na avenida Guaíba, bairro Espírito Santo, tendo como empreendedor a empresa Maiojama Participações Ltda. Em 1996, a mesma licença ambiental já havia sido emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental – RS (Fepam), LI Nº 0321/1996.
Abaixo a construção. Desmatamento não!