Os motoristas e pedestres devem ficar atentos. A partir da próxima segunda-feira, 11, começa a operar o novo corredor de ônibus da Zona Sul da Capital. A faixa prioritária, que fica no eixo das avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis, terá 4,5 quilômetros de extensão, entre a rua Costa Lima e a avenida Eduardo Prado. O horário de operação será das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, nos dois sentidos da via. Além da divulgação nos meios de comunicação, a partir de quinta-feira, 7, serão distribuídos à população cerca de 5 mil folhetos informativos sobre as mudanças no trânsito na região.
O objetivo é melhorar a mobilidade na região e estimular o uso do transporte público. De acordo com a Prefeitura, o número de carros aumentou muito nos últimos anos e hoje não existe espaço para transitar com agilidade pelas vias se todos, ao mesmo tempo, circularem com seus veículos particulares. “Nós não somos contra o uso do carro, até porque essa é uma realidade com a qual temos que conviver. Mas queremos que mais pessoas utilizem o transporte coletivo e que aquelas que optarem por essa mudança de hábitos sejam beneficiadas com agilidade e qualificação do transporte público”, afirmou o diretor-presidente da EPTC Vanderlei Cappellari.
Mudanças
No trecho do corredor prioritário, haverá 33 pontos de paradas, sendo 16 no sentido bairro-centro e 17 no sentido centro-bairro. Naquele eixo, operam 45 linhas do transporte coletivo, com 2,2 mil viagens, transportando 126 mil passageiros por dia. Com os 4,5 quilômetros, serão 60 quilômetros exclusivos para deslocamento de ônibus na Capital.