Os tradicionais fogos de artifício estourados no Natal e no Ano Novo enfeitam o céu noturno da cidade, mas causam pânico para os animais de estimação. dezenas de moradores de Porto Alegre relatam que seus animais fugiram durante os festejos do último feriado, outros informam o aparecimento de animais perto de suas casas e estão em busca de seus donos.
A audição aguçada dos animais interpreta os estouros como um alerta para algum tipo de perigo. Muitos ficam tão assustados que chegam a fugir de suas casas em busca de um abrigo. Isso acaba também aumentando o risco de sofrerem um atropelamento.
A Secretaria Municipal de do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) recomenda alguns cuidados para os donos de animais para o Ano Novo. Manter os animais em casa é fundamental, mas requer alguns cuidados. No auge do medo, os cães podem acabar se enforcando com a própria coleira. Há o risco dos animais sofrerem mutilações, perdendo algum membro, na tentativa de ultrapassar espaços pequenos e perigosos.
Algumas dicas para reduzir o pânico dos animais de estimação:
• Acomode os animais em casa, em um lugar onde possam se sentir em segurança
• Utilize iluminação suave e, se possível, um rádio ligado com música
• Fechar portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais
• Para abafar o som, coloque cobertores pesados ou mesmo um colchão tampando a janela
• Pode forrar o chão com cobertor ou cobrir o cão com um edredom
• Forneça alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem levar a óbito
• Tampões de algodão nos ouvidos, podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos
No MB Notícias desta quinta-feira, vamos falar sobre esse assunto e divulgar as fotos de alguns cães desaparecidos. Confira clicando aqui.
Comments 1