
A tarde de temperaturas quentes na Capital pode se transformar um início de noite com chuva. A estimativa foi dada pelo Metroclima de Porto Alegre. Modelos não indicam chuva para Porto Alegre nesta quinta-feira, mas no final do dia, devido ao excessivo calor e a aproximação de uma frente fria pelo Sul, podem se formar instabilidades pré-frontais localizadas, de forma que não pode afastar totalmente o risco de chuva ou relâmpagos à noite.
Risco de chuva forte na Capital
Na sexta-feira, o começo do dia deve ser muito quente e abafado com uma madrugada de temperatura muito alta, na casa de 22ºC a 24ºC na maior parte da cidade. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera estará trazendo ar muito quente com vento Norte na madrugada e manhã da sexta, impedindo um maior declínio noturno da temperatura. O sol até pode aparecer na sexta, mas a nebulosidade aumenta muito e o tempo deve se instabilizar com chuva no decorrer do dia, talvez já de manhã. Simulações computadorizadas não indicam chuva forte, porém sob um cenário de uma frente fria acoplada a uma massa de ar frio mais forte avançando sobre uma atmosfera muito quente não se pode descartar o risco de pancadas fortes, até mesmo com a possibilidade de temporal com vento forte. Faz calor antes da chuva e as máximas vão depender muito do ritmo de aumento da nebulosidade, podendo ficar perto ou alcançar 30ºC.
O fim de semana deve ter chuva no começo, mas tende a terminar com tempo bom. Permanece o alerta no sábado, quando frente fria atua na região de Porto Alegre com chuva, mas o tempo começa a melhorar no final do dia. Durante o sábado se espera que haja a troca das massas de ar, de quente para fria, o que sustenta o risco de chuva forte, especialmente na madrugada, manhã e começo da tarde. Os modelos, aliás, indicam os maiores volumes de chuva para a primeira metade do sábado. No domingo, o sol aparece com temperatura muito amena e vento do quadrante Sul.