Como já antecipado, os próximos dias devem ser de muito frio na Capital dos Gaúchos. Hoje, a nebulosidade aumenta e tempo se instabiliza com chuva que não se descarta possa ser moderada a forte em alguns momentos com ocasionais trovoadas. A madrugada é fria com marcas de 14ºC a 16ºC, mas no decorrer do dia, com a virada do vento para o quadrante Sul e o ingressar de ar polar no Estado, a temperatura cai com as máximas ocorrendo no começo da quinta e as mínimas no final do dia. Mínimas entre 8ºC e 10ºC à noite, quando o vento estará mais forte com baixa sensação térmica.
Já na sexta-feira, o sol aparece com nuvens em Porto Alegre com maior presença de nebulosidade no final do dia. Vento fraco a moderado. O dia é frio com temperatura baixa na maior parte do período. Mínima entre 6ºC e 8ºC e máxima de 13ºC a 15ºC.
Meteorologistas alertam para possibilidade de neve
De acordo com o Sistema Metroclima, na primeira metade da semana que vem se espera que haja circulação de nebulosidade no Leste do Estado. Dessa forma, não se pode descartar precipitação como chuva e garoa esparsa e passageira em alguns momentos, apesar dos modelos não indicarem precipitação para Porto Alegre. Como a atmosfera estará extremamente gelada, em caso de instabilidade, um cenário que não se descarta é ocasional ocorrência de uma forma granulada de neve chamada graupel (que se assemelha a bolas de sagu por serem pequenas e brancas) ou de “sleet” (chuva congelada que tem aspecto de granizo miúdo). Devido ao ar muito gelado com valores historicamente baixos do que em Meteorologia se denomina de “espessura da camada”, a cota de neve vai estar muito perto da superfície e algum tipo de precipitação invernal (graupel ou chuva congelada) pode vir a se dar até em áreas ao nível do mar como Porto Alegre em caso de instabilidade. Prognósticos para este tipo de fenômeno, contudo, somente são confiáveis e podem ser melhor detalhados no curto prazo. (