A Fundação Iberê Camargo apresenta a partir do dia 6 de junho a exposição Paulo Pasta. A pintura é que é isto. Com curadoria de Tadeu Chiarelli, a mostra reúne 25 pinturas feitas em óleo sobre tela e 9 desenhos da produção recente do artista.
Nascido em 1959 em Ariranha, cidade localizada em São Paulo, Paulo Pasta é pintor, desenhista, ilustrador e professor. Doutor em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, o artista mostra em suas obras referências de Alfredo Volpi, Henri Matisse e do artista norte-americano Jasper Johns.
Conforme Tadeu Chiarelli, “Nas obras que formam ‘A pintura é que é isto’, compreende-se como as estruturas simples concebidas pelo artista estão ali apenas para dar suporte à cor, suporte precário que mal consegue contê-la nas áreas predeterminadas”. Para o curador, o que se modifica nas obras de Paulo Pasta apresentadas nesta mostra é a escolha de cores, que mudam de uma obra para outra. Se o início de sua produção era caracterizado pelo uso de tonalidades quentes, aos poucos as cores foram se tornando mais rebaixadas, apresentando variações sutis em muitas de suas telas. A exposição pode ser visitada na Fundação até o dia 18 de agosto.