
A Fundação Iberê Camargo participa do Porto Verão Alegre com o programa educativo Terça Alegre. A programação para quem fica na capital gaúcha está repleta de peças de teatro, shows e espetáculos de dança.Durante os dois primeiros meses do ano, nas terças-feiras, a Fundação propõe variadas atividades. Voltadas para crianças a partir dos seis anos de idade, as atividades são um convite para conhecer um pouco mais sobre arte, sobre as exposições e sobre o funcionamento da Fundação. As inscrições estão abertas desde a terça-feira, 08.
Na terça-feira, 15, a oficina de cianotipia mostra a atividade de exploração deste processo fotográfico artesanal do século XIX. Os participantes utilizarão desenhos, objetos e impressões para criar imagens em papéis sensíveis à luz produzidos durante a oficina, que ocorre sempre das 17h às 18h30. Dia 22 é a vez da visita teatralizada à exposição temporária Morandi no Brasil, abordando a obra do artista por meio de jogos, atividades práticas e personagens. Na última terça-feira de janeiro, dia 29, as crianças aprenderão sobre como funciona um museu. Através de uma visita lúdica que investiga ideias relacionadas ao funcionamento de um museu, tais como acervo, conservação, pesquisa e exposição, os participantes serão convidados a criar sua própria coleção e pensar em formas de estudá-la, conservá-la e divulgá-la.
Início das exposições em 2013 já tem data definida
A programação de exposições temporárias inicia no dia 07 de março com a inauguração da exposição do artista sul-africano William Kentridge. A mostra, com curadoria de Lilian Tone e em parceria com Instituto Moreira Salles e Pinacoteca do Estado de São Paulo, ocupará 2 andares e o átrio da Fundação até o dia 26 de maio de 2013. William Kentridge: fortuna, faz uma reflexão sobre a trajetória e contribuição do artista através da escolha de obras que destacam o seu processo de criação pouco convencional, mostrando ao público a variedade e a força da sua atividade multifacetada.
Já a exposição permanente de Iberê Camargo será composta predominantemente por obras do acervo que envolvam a temática dos carretéis. A partir do dia 30 de março, o público poderá ver no 2º andar do prédio a seleção do curador Michael Asbury dentre as 5 mil obras criadas pelo artista.