Se para a diretoria o time está fechado, não precisa de alterações, mas sim melhorar o ânimo, dentro de campo o Grêmio está se preparando para uma batalha. Hoje pela manhã os jogadores realizaram um treinamento pesado para avaliar a condição física. O treino foi no gramado suplementar do Estádio Olímpico e um dos mais puxados e importantes deste de o retorno dos atletas aos treinamentos.
Sob a orientação do preparador Antônio Mello, o grupo realizou um teste anaeróbico chamado RAST (Running Anaerobic Sprint Test), especialmente adaptado para o futebol. Os jogadores realizaram dez piques de 20 metros para mensurar o índice de fadiga: “é um trabalho muito importante que realizo há 15 anos e serve para observar o desempenho físico do atleta e em qual momento este desempenho diminui”, explicou Mello, salientando que os resultados ajudam no trabalho físico específico que deverá ser realizado para cada atleta. Apesar de não ter ainda analisado os resultados, Mello destacou a boa forma de Guilherme Biteco e Zé Roberto, lembrando a diferença de idade entre eles. Durante o trabalho de velocidade, foram realizadas coletas de sangue de cada jogador para o teste de lactato.
A movimentação desta manhã foi a penúltima antes do jogo-treino contra o Caxias, neste sábado, às 11h, no gramado do Olímpico. Em entrevista coletiva, o zagueiro Bressan falou sobre a importância desta semana de treinamentos físico e técnicos e a vontade de voltar a atuar: “O jogador sente falta de estar jogando, mas a semana foi muito importante e produtiva. Agora teremos uma sequência de jogos no sábado e na quarta-feira para chegar forte na partida do Brasileiro, contra o Atlético Paranaense, que será muito difícil”, declarou.