• Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
    • Home – Layout 6
  • Porto Alegre
  • Portão
  • Uruguaiana
  • Ijuí
  • Rio Grande
  • Estância Velha
  • Novo Hamburgo
  • News
  • São Leopoldo
  • Tech
  • Canoas
  • Entertainment
  • Cruz Alta
  • Lifestyle
  • Review
MB Notícias RS
  • Centro
  • Zona Leste
  • Zona Norte
  • Zona Sul
No Result
View All Result
  • Centro
  • Zona Leste
  • Zona Norte
  • Zona Sul
No Result
View All Result
MB Notícias RS
No Result
View All Result
Home Notícias Política Eleições 2016

Gustavo Paim responde a moradores da Zona Sul

Juliana de Brites by Juliana de Brites
outubro 28, 2016
in Eleições 2016
0
0
SHARES
33
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

No domingo Porto Alegre escolhe seu prefeito. Estão na disputa Nelson Marchezan (PSDB) e Sebastião Melo. Conversamos com Gustavo Paim, candidato a vice-prefeito ao lado de Nelson Marchezan Júnior, sobre o que ele pretende fazer para a Zona Sul caso seja eleito.
A falta de creches em Porto Alegre, caso Nelson Marchezan Júnior seja eleito, vai ser tratada em duas lógicas segundo seu vice Gustavo Paim. Para ele é importante dar mais foco para as creches conveniadas, que acabam tendo um custo menor para a municipalidade, mesmo lembrando que há uma série de divergências se o valor é suficiente ou não pra essas creches conveniadas. Precisamos, então, dialogar da melhor maneira, pra aumentar o número de creches conveniadas, pra verificar a suficiência ou não dos repasses estabelecidos. “Tudo para que a gente não tenha uma mãe ou pai sem ter onde deixar o seu filho, sem haver uma creche onde o filho possa ficar enquanto ele trabalha”, explica.
Diminuição de CCs
Para Paim é importante não demonizar os Cargos de Confiança. “Mas trabalhamos com prioridades para uma boa administração municipal. Porto Alegre tem, atualmente, 1.069 cargos comissionados, o que custa 160 milhões de reais por ano, e ouvimos que temos fornecedores atrasados desde abril”, explica. Para ele é uma questão de prioridades. “Precisamos reduzir, e trabalhamos com uma lógica de 30% de redução nos cargos comissionados e prevendo uma destinação. Por exemplo, 6% do valor dos cargos comissionados podemos direcionar para a saúde, para possibilitar que os postos de saúde possam ficar abertos até as 22h. Outros 6-10%, podemos usar em uma lógica de investimento em segurança, que é um problema muito grave na nossa cidade.”, explica. Segundo ele, o investimento total na secretaria de segurança em 2016 foi de R$ 54 mil. “Parece haver uma politização de cargos, porque a eficiência gerencial está organizada em feudos – cada um com um pedaço, sem diálogo, sem integração, e é isso que precisamos mudar na lógica da gestão em Porto Alegre.”.

O Meu Bairro abriu espaço para moradores enviarem perguntas. Veja o que disse Gustavo Paim.

Alan Matos: Quais são as prioridades do candidato para a zona sul da capital? Haverá investimento em saneamento básico, pavimentação, continuação do programa “Minha calçada, eu curto, eu cuido” e segurança?
Gustavo Paim: Há alguns pontos que são extremamente relevantes. Estamos fazendo uma visão de Porto Alegre como um todo, sabendo das particularidades de cada bairro, mas temos que pensar na totalidade do nosso município sem esquecer das necessidades locais. Nossas três grandes prioridades para Porto Alegre são segurança, saúde e geração de emprego, esta como porta de saída para a insegurança, para as drogas, para geração de renda. Não desconhecemos, claro, as particularidades da zona sul, como mobilidade urbana e integração de transporte público. Estamos pensando numa integração entre catamarã, ônibus, táxi, bicicletas, interligar as ciclovias. Sabemos que é preciso investir na área de mobilidade, mas também sabemos as dificuldades financeiras que a cidade tem. Há toda uma situação em que precisamos de criatividade para criar possíveis soluções. Em relação ao “Minha calçada: eu curto, eu cuido”, o envolvimento da prefeitura é zero, pois isso é muito mais uma relação de diálogo e cuidado do próprio município com sua calçada e é importante para todos: para os idosos, para a acessibilidade todos os transeuntes. Isso é uma realidade que não podemos deixar de trabalhar, sem dúvida.
Cléssio Luís de Azevedo pergunta: Vocês pretendem armar e qualificar a Guarda Municipal para trabalhar em conjunto com a Brigada Militar na segurança?
Gustavo Paim: A Guarda Municipal de Porto Alegre já é armada, desde 2006. Já houve convênio e capacitação em nível nacional. Desde seu armamento, na época do secretário Kevin Krieger, a Guarda Municipal estava fortemente presente em parques e praças, o que não se vê mais hoje. A Guarda tem um papel extremamente importante de atuar no espaço público e também em parques e praças. Precisamos ter uma Guarda Municipal presente, atuante, que nos dê segurança e, algo que está faltando, uma interligação com o Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública para que possamos estabelecer um convênio com a Brigada Militar – para horas extras, para abono permanência que o Estado não está conseguindo pagar. Isso teria um custo mais baixo do que fazer um concurso para a Guarda Municipal. É importante termos uma conversa, é importante a presença da Guarda Municipal, mas não podemos jamais deixar de fazer esse contato, dialogar com a Secretaria de Segurança para termos a permanência, horas extras para a Brigada Militar e reforças nossa segurança em Porto Alegre , que está bastante baixa.
Sílvia Rohrs: Faço um pedido em nome dos moradores da Zona Sul: por favor, resolvam o problema da avenida Coronel Marcos, aumentando a pista e fazendo calçadas com urgência.
Gustavo Paim: A mobilidade é uma reivindicação muito grande da Zona Sul. Digo que estamos à disposição para dialogar, conhecer a realidade, ter uma ideia se já existe um projeto ou não e ver o custo que isso teria para a prefeitura. Acredito, sim, que é importante investir na em vias que não têm calçadas por uma questão de segurança dos pedestres, e temos que resolver os gargalos da mobilidade urbana. Para isso, teremos que ver projetos, viabilidade econômica e buscar criatividade e parceria para desenvolver projetos como a duplicação da Coronel Marcos, alargamento da pista, calçadas. Mas primeiro precisamos ter uma consciência exata do tamanho do problema econômico-financeiro que Porto Alegre está vivendo e como criar alternativas criativas para resolver os problemas do município.
Marta Machado: O que farão para melhorar o transporte público, caso eleitos? Até agora, a única coisa que mudou foi a cor dos ônibus.
Gustavo Paim: É, Marta, isso é um problema que temos apresentado com frequência na nossa campanha. Estivemos na Carris, e os funcionários da Carris nos disseram que aqueles ônibus que foram apresentados como novos eram ônibus que já rodavam há pelo menos um ano e que só teve uma pintura e estética novas. Precisamos ter um foco no transporte público, ele precisa ser mais seguro, precisa ter o chip de localização para sabermos a rota do deslocamento, onde ele se encontra, para que o passageiro não tenha que esperar 30 minutos na parada. Precisamos qualificar o transporte público, ter segurança, modernidade e buscar um pouco mais de conforto, algo que principalmente a população idosa pede.
Iara Maria Soares: Vai ter parcelamento do salário dos servidores municipais?
Acredito que essa é uma questão que deve ser feita ao atual prefeito. O que o prefeito Fortunati disse em fevereiro, com toda a transparência, foi que ele não sabia se conseguiria pagar toda a folha do funcionalismo público até o fim do ano. O que se sabe é que já teria uma conversa entre os secretários de que não existiriam recursos para o décimo terceiro, e isso vamos descobrir depois da eleição. Temos que pensar muito na relevância que tem o funcionalismo público como realmente o contato com a prefeitura, com o munícipe, na prestação do bom serviço público. Vemos o funcionário público como um parceiro e não pensamos na hipótese de parcelar salários, mas precisamos conhecer a realidade econômica de Porto Alegre e de transparência para responder com mais convicção, algo que infelizmente não consigo agora.
O que o candidato Marchezan pretende fazer que os demais prefeitos não fizeram pela cidade?
Ter atitude, transparência, falar a verdade. O índice de abstenção, votos brancos e nulos demonstram uma certa desconfiança da sociedade com os políticos e com a política, e é uma desconfiança justa. Pois a cada quatro anos há promessas do que será feito e depois vem a frustração por aquilo que não foi feito. Se imaginássemos que fosse cumprido aquilo que foi prometido, hoje teríamos metrô, BRT, portais da cidade em Porto Alegre e não haveria problemas de mobilidade para a zona sul. O que prometemos é dizer a verdade e não prometer algo que não podemos cumprir apenas para ganhar o voto. Queremos ganhar uma eleição com a verdade, transparência, cabeça erguida e confiança das pessoas. Algo que a política não fez até hoje e nós queremos fazer.
Como eleitor, o que você diria a outro eleitor para convencê-lo que Marchezan deve ser eleito prefeito de Porto Alegre?
Moradores, eleitores da zona sul, digo que sabemos a realidade da cidade. São 12 anos de uma mesma administração, que teve avanços, mas também muitas dificuldades para enfrentar os problemas diários com os quais convivemos. A nossa campanha está aqui para fazer uma mudança na política, conservando as conquistas, mas evoluindo muito em segurança, por uma questão de emergência que nós vivemos, saúde, por uma questão de humanidade, e geração de emprego e renda, para destravar e desburocratizar Porto Alegre.

Tags: Política
Previous Post

Sebastião Melo responde a moradores da Zona Sul

Next Post

Sebastião Melo fala sobre as duplicações na Zona Sul

Juliana de Brites

Juliana de Brites

Next Post

Sebastião Melo fala sobre as duplicações na Zona Sul

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Perseguição com troca de tiros assusta moradores do Vila Nova

Perseguição com troca de tiros assusta moradores do Vila Nova

maio 19, 2020

Estado deve dar opção presencial para crianças sem celular

maio 18, 2020

Arthur Guarisse das artes, do Tristeza, de Porto Alegre

agosto 24, 2012

Esperança, Paciência e Confiança: as três chaves para a cura da alma

fevereiro 24, 2015
Porto Alegre terá novas restrições no comércio e serviços

Vales transportes serão cancelados em Porto Alegre na próxima semana

20

EPTC emite nota após protesto sobre multas na Av. Nonoai

13

Cuidando dos animais com Lenita Antoniolli Edição I

11

A grande sacada é compartilhar

10
Prefeitura interdita oito lojas na Avenida Azenha

Prefeitura interdita oito lojas na Avenida Azenha

julho 31, 2020
Tosse e alteração no olfato/paladar são os sintomas mais comuns de Covid-19 no RS

Tosse e alteração no olfato/paladar são os sintomas mais comuns de Covid-19 no RS

julho 30, 2020
PRF prende mulher com um quilo de drogas em ônibus de Ijuí

PRF prende mulher com um quilo de drogas em ônibus de Ijuí

julho 30, 2020
Prefeitura interdita seis lojas por descumprir decreto do Covid-19

Prefeitura interdita seis lojas por descumprir decreto do Covid-19

julho 30, 2020

Recent News

Prefeitura interdita oito lojas na Avenida Azenha

Prefeitura interdita oito lojas na Avenida Azenha

julho 31, 2020
Tosse e alteração no olfato/paladar são os sintomas mais comuns de Covid-19 no RS

Tosse e alteração no olfato/paladar são os sintomas mais comuns de Covid-19 no RS

julho 30, 2020
PRF prende mulher com um quilo de drogas em ônibus de Ijuí

PRF prende mulher com um quilo de drogas em ônibus de Ijuí

julho 30, 2020
Prefeitura interdita seis lojas por descumprir decreto do Covid-19

Prefeitura interdita seis lojas por descumprir decreto do Covid-19

julho 30, 2020
MB Notícias RS

O MB Notícias é um grupo de comunicação criado em 2011. Ele é fruto da determinação de quem acredita em uma comunicação imparcial que atenda, em primeiro lugar, ao interesse da sua audiência. Toda a produção do MB Notícias é pautada pelo pioneirismo, credibilidade, ética, qualidade, jornalismo profissional e compromisso.

Siga a gente

Últimas Notícias

Prefeitura interdita oito lojas na Avenida Azenha

Prefeitura interdita oito lojas na Avenida Azenha

julho 31, 2020
Tosse e alteração no olfato/paladar são os sintomas mais comuns de Covid-19 no RS

Tosse e alteração no olfato/paladar são os sintomas mais comuns de Covid-19 no RS

julho 30, 2020
  • About
  • Fale Conosco
  • Advertise
  • Quem somos
  • Privacy & Policy
  • Politica Privacidade
  • Contact

© 2020 MB Notícias - O Melhor do RS é o Gaúcho

No Result
View All Result
  • Arquitetura
  • Assine Grátis
  • Campanha do Agasalho Doar Faz Bem
  • Caroline Ferri: O Doce Estranho Mundo de Carol
  • Corte de Cabelo Masculino + Escova e Maquiagem Feminina
  • Edição Impressa Revista Meu Bairro Novembro
  • Edição Impressa Revista Meu Bairro Outubro
  • Edição Teresópolis/Nonoai
  • Eduardo Ritter: Pânico e delírio em Nova York.
  • Eleições 2012
    • Adão Villaverde
    • Eleições Segurança
    • José Fortunati
    • Manuela D'Ávila
    • Meio Ambiente
    • Roberto Robaina
    • Segurança
  • Esportes
  • Expediente
  • Fale conosco
  • Fale Conosco
  • Home
  • Home 1
  • Home 2
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 5
  • Home 6
  • Home 6
  • Home Nova
  • Integrare Odontologia
  • Mande a sua pauta
  • Massagem Relaxante Para o Casal
  • MB Notícias
  • Mês da Pizza
  • Meu Bairro em Números
  • Par de Alianças de Prata
  • Parceiros
  • Pesquisa
  • Politica Privacidade
  • Qual Livro Marcou a Sua Infância?
    • Regulamento do concurso cultural “Qual livro marcou a sua infância?”
  • Quem Somos
  • Quem somos
  • Regulamento Dia dos Namorados Meu Bairro
  • Regulamento Páscoa
  • Sample Page
  • Sample Page
  • Só no site
  • Store — Demo
  • Store — Demo
  • Teste anúncios
  • Trabalhe conosco
  • Um jantar romântico para dois
  • Up Torcedor
    • UP Torcedor: Regulamento
  • Vantagens
  • Vestleg de Lã + Blusão de Lã
  • Vídeos

© 2020 MB Notícias - O Melhor do RS é o Gaúcho