Construção será custeada pela comunidade por melhor segurança no bairro
União da comunidade. É o que propõe o movimento Ipanema Eu Moro Eu Cuido para auxiliar no combate à violência. A ideia é reunir moradores, empresariado e Poder Público em prol da construção de um posto para a Brigada Militar no bairro. O posto terá espaço na esquina da Rua Pirajá com a Avenida Guaíba, ponto, segundo a Brigada Militar, estratégico para desarticular a desordem em toda a região.
Para Waneza Vieira, líder do grupo, essa é a solução efetiva: a comunidade tomar as rédeas da cidade, já que, com a nova política adotada pelo governo estadual atual os recursos estão diminuídos. “Nós ficamos quase sem policiamento na Orla Sul. A 4ª CIA e o posto avançado de Ipanema, na Déa Coufal, foram desativados praticamente. A Brigada Militar está sem efetivo e nós ficamos sem referência.”, explica.
PROJETO
O projeto da construção do posto foi apresentado em maio ao grupo pelo Tenente Coronel Maciel. Para sua viabilidade, além do auxílio da comunidade, o Ipanema Eu Moro Eu Cuido conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e de entidades representativas da região Sul. De acordo com Waneza, a documentação necessária por parte da Brigada Militar e da Prefeitura já foi recebida. Falta apenas um documento da Procuradoria Geral do Município e a campanha para a construção do Posto da Brigada Militar terá início.
Em outubro, com a autorização para o início das obras e os devidos trâmites legais vencidos, a construção entrará em uma nova fase que é a de recolhimento de materiais de construção, bem como auxílio do empresariado para a mão de obra necessária. Ela será feita nos moldes das “listas de noivas”. Uma lista com os materiais necessários será deixada em comércios da região e as pessoas poderão ir até este local fazer a compra do item de acordo com a sua disponibilidade e o comerciante entrega os materiais no local.
OS DOIS LADOS
Para Waneza, a característica mais bonita de Ipanema é o status democrático do bairro, contudo, por ser uma Orla aberta, e com a escassez de serviços públicos de segurança, os problemas de perturbação ao sossego e criminalidade continuam no bairro. “Ipanema ainda tem um diferencial: é um ponto turístico da cidade e, além disso, é a única orla aberta. Se nós nos dermos conta, a Orla é praticamente toda privatizada pelos clubes.”, completa.
DIGNIDADE
Longe de ser um problema restrito à questão da segurança, a falta de tranquilidade tem influenciado na qualidade de vida dos moradores. Como lembra a líder do Ipanema Eu Moro Eu Cuido, as pessoas ficam com seu direito cerceado. “Nós ainda temos, por isso, a questão da perturbação da ordem e do sossego que são as pessoas que vem para Ipanema de madrugada e promovem grandes festas, grandes raves e toda a criminalidade que vem com isso: o tráfico de drogas, a prostituição… Isso tira a dignidade do morador”
Para acompanhar
www.facebook.com/ipanemaeumoroeucuido