A Fnac do BarraShoppingSul recebe hoje à noite Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nos e o baixista Frank Jorge, da Graforréia Xilarmônica. Os músicos vão participar do lançamento do livro Dias de Luta – O Rock e o Brasil dos anos 80, do jornalista Ricardo Alexandre. O evento tem entrada franca e começará às 19h30.
O livro
Considerado “o registro definitivo de uma época em que a cultura pop nacional atingiu seu ponto de ebulição”, o livro Dias de luta — O rock e o Brasil dos anos 80 foi lançado em 2002, teve sua primeira tiragem esgotada em pouco tempo e nunca havia sido relançado. Sua importância pode ser medida, em parte, pelo valor pelo qual era negociado nos sebos (onde chegava a até R$ 550) e, em parte, pelo quanto foi usado como referência bibliográfica para os vários livros-reportagens, documentários, biografias e autobiografias sobre artistas do período lançados desde então.
Essa lacuna será preenchida no dia 16 de abril, quando chega às livrarias a nova edição de Dias de luta. Além do texto original completamente revisto, corrigido e atualizado pelo próprio autor, o livro apresenta novo e surpreendente projeto gráfico (baseado nos videogames de 8-bits tão populares na época) e um apêndice redigido em 2013, com as 50 músicas mais importantes do período. “Para o leitor baixar e ouvir no iPod, que era uma possibilidade que obviamente não existia em 2002”, conforme conta o autor no vídeo-release disponível em www.diasdeluta.com.
O autor
Ricardo Alexandre nasceu em Jundiaí em 1974 e escreve profissionalmente desde 1993. Foi diretor de redação das revistas Bizz, Época São Paulo e Trip e dirigiu os documentários Napalm: O som da cidade industrial e Júlio Barroso: Marginal Conservador. Seu livro Nem vem que não tem: A vida e o veneno de Wilson Simonal, de 2010, venceu o prêmio Jabuti como a melhor biografia do ano.