Imagem: Divulgação/CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção ao suicídio, passou a receber ligações gratuitas de todo o país desde o último dia 30. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em setembro de 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço. A assistência é prestada através do número 188, sob total sigilo e anonimato.
Através do telefonema, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que estejam em vias de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e recebem aconselhamento. A linha começou a operar gratuitamente em Santa Maria, após o incêndio na Boate Kiss em 2013, que vitimou 242 jovens. Antes o serviço era prestado através do número 141, estava disponível para 19 estados e recebia cobranças do sistema de telefonia.
Dois milhões de atendimento por ano
O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos e existe há 56 anos, com mais de dois mil voluntários atuando no apoio emocional e prevenção ao suicídio. Além de atender por telefone, o CVV também presta assistência presencialmente, por e-mail ou chat. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos por ano, em 19 estados mais o Distrito Federal. Mais informações podem ser acessadas em www.cvv.org.br