Jéssica Remião, moradora do bairro Lomba do Pinheiro, luta na Justiça para ter seu filho de volta. Ela afirma que há um ano a criança foi levada pelo ex-companheiro para Florianópolis e desde então não tem notícias do filho. O pai da criança não compareceu a uma audiência no dia 29 de junho, em Florianópolis.
Como aconteceu
Ao final de um relacionamento que durou seis anos, Jéssica, que é auxiliar de limpeza, morava com o filho na casa de seus pais em Porto Alegre. Segundo Jéssica, quando precisou se mudar, para organizar em uma nova moradia, pediu para o ex-companheiro ficar com o filho por alguns dias. Depois do período inicialmente combinado, ele não levou a criança de volta e deixou o estado, indo morar em Florianópolis. “Nunca neguei ou proibi ele de visitar o filho”, relata a mãe.
Ela salienta que um mandado de intimação exigia o comparecimento do pai da criança em uma audiência no último dia 29. O documento, emitido em 7 de maio e assinado pela juíza de direito da 2ª Vara da Família, Maria da Conceição dos Santos Mendes, diz:
“Determino ao genitor o comparecimento juntamente com a criança sob pena de realizar a busca e apreensão da forma mais gravosa, por oficial de justiça, acompanhado pela genitora quando da diligência. Considerando que se trata de Procurador que presta Assistência Judiciária, intime-se pessoalmente, via mandado, a parte requerida para a audiência sob pena de ser conduzido sob vara”.
O ex-companheiro de Jéssica solicitou o cancelamento da audiência, alegando a morte de um familiar e a necessidade de viajar para o Espírito Santo. Jéssica conta que a justificativa não foi aceita pela 2ª Vara, devido à ausência de um atestado de óbito que comprovasse a veracidade de sua ausência, e o pai da criança se encontra foragido da justiça.
Luta continua
“Gastei tudo o que tinha com advogada e as passagens para a audiência em Florianópolis, que nem aconteceu”, relata a mãe. Nesse ano em que está longe do filho, Jéssica tentou entrar em contato com o ex-companheiro diversas vezes, mas sem conseguir sequer notícias da criança. Apesar de não ter obtido nenhum resultado até então e ter poucos recursos, Jéssica continua tentando ter seu filho de volta.