O Microempreendedor Individual (MEI) é uma opção para que os pequenos empresário individuais possam formalizar sua atividade profissional. Para isso, é necessário seguir alguns requisitos, como um limite de ganho anual, limite de um funcionário e outros critérios.
Priscila Dadalt é diretora da ERS Contabilidade e explica mais sobre os requisitos e vantagens de se formalizar como microempreendedor individual. “O MEI é a forma mais rápida e prática para se formalizar como empreendedor, e é necessário respeitar alguns requisitos para isso”, ela explica. A primeira condição é possuir um faturamento limitado a 81 mil reais por ano e não ser sócio de nenhuma outra empresa. O profissional também precisa observar se sua atividade pode ser formalizada através do Portal do Empreendedor. “Qualquer pessoa a partir de 18 anos que siga esses pré-requisitos pode se formalizar como microempreendedor individual”, Priscila destaca.
Dentre as vantagens de se registrar como microempreendedor individual, Priscila destaca o fato de ser menos oneroso e a possibilidade de contribuir com a previdência social. É necessário pagar uma contribuição mensal de R$ 52,70, recolhendo a guia através do Portal do Empreendedor. “Também é possível contribuir com a previdência social. É um benefício que o MEI possui, como ter auxílio-maternidade, auxílio-doença, podendo se formalizar a partir de apenas um salário mínimo mensal”, a diretora explica.
A ERS Contabilidade oferece orientações sobre serviços contábeis, área trabalhista, fiscal e tributária. Além disso, possui uma equipe especializada para assessorar o profissional liberal e pessoa física que buscam serviços contábeis com agilidade e qualidade. A ERS Contabilidade fica na Av. Diário de Notícias, 400, conjunto 709. É possível entrar em contato pelo telefone (51) 3233-2288.