A coração do Centro de Porto Alegre voltará a bater nesta terça-feira,13. O Mercado Público voltará a funcionar praticamente um mês depois do incêndio que consumiu boa parte da sua área de funcionamento. A reabertura foi autorizada pelo Corpo de Bombeiros na semana passada apos vistoria no prédio acompanhada pelo vice-prefeito, Sebastião Mello.,
73 estabelecimentos voltarão a funcionar parcialmente, sendo que os oito restaurantes do andar superior e 29 lojas do quadrante voltado para a Júlio de Castilhos, com as estruturas afetadas pelo incêndio, permanecem fechados para as obras de recuperação.
Associação dos Permissionários: Fantástico
O presidente da Associação dos Permissionários, Ivan Konig, agradeceu a solidariedade demonstrada desde o primeiro momento, no combate ao incêndio e na adoção das providências para atendimento dos permissionários e trabalhadores. “Reabrir o Mercado em 35 dias é fantástico diante do que ocorreu”, avaliou Konig.
Esforço coletivo
Para o prefeito José Fortunati, a reabertura é resultado de um esforço coletivo empregado desde o incêndio registrado na noite de 6 de julho. “A cidade estava esperando essa notícia. Todos os envolvidos trabalharam unidos para devolver à população o mais rápido possível o grande patrimônio que é o Mercado Público”, manifestou Fortunati, destacando a atuação em parceria dos permissionários, órgãos da prefeitura, governo estadual, por meio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e CEEE, e o apoio manifestado pela presidente Dilma Rousseff.
Fortunati enfatizou ainda que a prefeitura trabalha em paralelo às medidas para reabetura na elaboração do projeto para recuperação da parte atingida pelo incêndio. “Trabalharemos com o mesmo empenho para desenvolver o projeto e as obras de recuperação, para devolver completamente o Mercado à população em melhores condições do que estava antes do incêndio”, afirmou o prefeito, reforçando os critérios técnicos a serem observados na recuperação do patrimônio histórico.