As empresas interessadas em executar as obras do metrô em Porto Alegre vão ter mais um mês para enviar os projetos à Prefeitura. A decisão partiu de um pedido das próprias empresas que já acenaram com a possibilidade de participação na licitação. A data anteriormente previa o envio para o dia 7 de janeiro. De acordo com a Prefeitura, a prorrogação da entrega da documentação não afetará o calendário de início das obras, previsto para o segundo semestre deste ano.
Atualmente, 12 empresas estão desenvolvendo propostas para o metrô. “Estamos diante de uma das mais complexas e mais ambiciosas iniciativas da história da cidade. Temos que garantir que os projetos recebidos estejam à altura deste desafio, agregando as mais modernas tecnologias e soluções existentes e permitindo que desenvolvam o detalhamento e os estudos técnicos necessários para o sucesso da obra”, destacou o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt.
Marco Arildo Prates da Cunha, gerente da Invepar informou que a proposta da empresa é construir o metro de POA, mas paralelamente a Invepar tem interesse na concessão da Trensurb. E é simples entender, utilizará o corpo técnico da Trensurb para auxiliar na construção e além disso ganhar dinheiro com essa transação.