Uma potente onda de calor castigará Porto Alegre no decorrer da semana. O calor já é intenso no Oeste e no Noroeste do Estado, mas ganha muita força em todas as regiões gaúchas a partir da quarta-feira, inclusive na área da Capital. A escalada começará terça, véspera de Natal, e a cada dia a temperatura subirá em Porto Alegre. Na quinta, dispara de vez e o dia terá máximas ao redor dos 40ºC, o que pode se repetir na sexta. No próximo fim de semana, o calor segue intenso, apesar do aumento da nebulosidade. Será, com folga, o período mais quente de 2013, justamente nos últimos dias do ano, repetindo dias de extremo calor como registrados em dezembro de 2012, quando a área de Porto Alegre anotou número alto e atípico de jornadas com máximas ao redor dos 40ºC.
O tempo seco predominará nesta semana, mas podem ocorrer pancadas muito localizadas de chuva no Estado. Com o intenso calor, há o risco de algumas destas pancadas virem com temporais isolados, inclusive fortes, mas na região da Capital é menor a probabilidade de instabilidade nesta semana.
Adverte-se que, com extremo calor e o tempo seco, será extremo o risco de incêndio em vegetação (atenção para os morros da cidade). Os índices de radiação UV vão estar muito altos, não se recomendando a exposição prolongada ao sol entre o meio da manhã e a metade da tarde. E, ainda, o calor intenso associado ao longo período de tempo seco cria ambiente favorável à proliferação de algas (cianobactérias) no Lago Guaíba.
Terça: Sol aparece com nuvens em Porto Alegre em mais um dia de calor que, inclusive, ganha força. A tarde é de temperatura muito alta. Não se pode afastar chuva isolada típica de verão na segunda metade do dia, sobretudo à tarde. Mínima de 20ºC a 22ºC e máxima de 32ºC a 34ºC. Na hora da ceia, à noite, segue quente com marcas entre 23ºC e 25ºC.
Quarta: O sol predomina na Capital, mas nuvens aparecem no céu. A massa de ar quente ganha muita força e o calor aumenta bastante em dia escaldante. Não atinge, porém, os níveis extremos e históricos do Natal de 2012, quando fez 39,8ºC em pleno Jardim Botânico em um dos dias mais quentes já registrados em 110 anos de dados em Porto Alegre. Madrugada quente com mínimas de 20ºC a 22ºC e máximas de 34ºC a 36ºC na maioria dos bairros.