Mesmo com a chuva diminuindo, e o tempo estabilizando nos próximos dias, os momentos mais críticos ainda estão por vir para os porto-alegrenses que estão sofrendo com a chuva. A previsão é do Metroclima que explica que o período mais crítico nas ilhas deve se dar entre quarta e sexta-feira quando o nível de água no Guaíba deve alcançar até 2,5 metros no Cais.
A partir de quarta-feira chegará ao Delta do Jacuí uma grande vazão dos rios alimentadores do Guaíba (Jacuí, Taquari, Sinos, Caí e Gravataí). As cinco bacias receberam grande quantidade de chuva e as cheias repercutirão nesta semana. O Jacuí, que é o principal contribuinte do Guaíba teve acumulados elevados de precipitação em toda a sua extensão. A cota de cheia nas ilhas é atingida quando o nível no Cais chega a valores de 2,1 a 2,2 metros.
Terça-feira será de nebulosidade
Hoje há predomínio da nebulosidade com chuva e garoa. Chance de alguns momentos de melhoria, sobretudo à tarde. Possibilidade de firmar até o período da noite, mas provável somente amanhã. Muito frio. Mínimas entre 5ºC e 7ºC na madrugada. Máximas de 9ºC a 11ºC à tarde.
Amanhã o sol aparecerá com nuvens. A madrugada será fria com mínimas de 4ºC a 6ºC, mas, com o enfraquecimento rápido do ar polar, a temperatura se eleva bem durante o dia e a tarde deve ser agradável com máximas de 16ºC a 17ºC na maior parte da Capital e até 18ºC na zona Norte da cidade.
Prefeito reúne secretarias para pensar estratégia de ajuda
A Prefeitura está em alerta e deve remover famílias pela subida das águas. “A grande preocupação é com a cheia que se espera nas ilhas para os próximos dias. Estamos montando uma força tarefa para atender a população”, afirmou o prefeito, José Fortunati.
O prefeito convocou um grupo de trabalho que está à frente do processo para definir novas ações preventivas. “Estamos preparados para não deixar pessoas desamparadas. É um momento muito difícil, mas a população de Porto Alegre também está sendo bastante solidária”, disse Fortunati, referindo-se a doações que estão sendo recebidas.