Muito sol, pouco vento e poucas probabilidades de chuva ou de temperaturas mais brandas nos próximos dois dias. O cenário é este e fez com que o Sistema Metroclima emitisse um alerta para condições de calor extremo em Porto Alegre nestas quinta e sexta-feira. As máximas estarão em torno dos 40ºC em alguns bairros da cidade. “Recomenda-se, desta forma, abundante hidratação (dê preferência à água e sucos de frutas), se evitar exercício físico desnecessário e cuidado especial com pessoas idosas ou de saúde fragilizada”, diz a nota.
Hoje o dia, novamente, terá predomínio do sol, apesar de que o calor intenso deve estimular a formação de algumas nuvens. O retorno ao trabalho após o Natal deve ser dar em dia tórrido e um dos mais quentes de 2013. A madrugada terá minimas de 20ºC a 22ºC, entretanto a tarde será escaldante com máximas de 37ºC a 39ºC em vários bairros da Capital, mas que podem encostar nos 40ºC em alguns pontos como a zona Norte. Alguns termômetros digitais de rua devem marcar, com folga, muito mais que 40ºC, porém não são medições padronizadas.
Muito calor
O calor não dá trégua até o fim do ano, mas as máximas devem ser menos elevadas. Em compensação, o desconforto pelo calor vai aumentar. Nos próximos dias, à temperatura alta se somará o aumento da umidade do ar. Por isso, as tardes terão máximas menos extremas, porém com enorme desconforto pelo intenso abafamento. E as noites, que até agora vinham sendo relativamente agradáveis, ficarão muito quentes com mínimas muito altas.
A maior umidade associada ao calor ainda pode trazer pancadas de chuva localizadas no fim de semana e na primeira metade da semana que vem para a região de Porto Alegre, mas preocupa com a atmosfera muito quente a perspectiva de que possam ser registrados temporais isolados da tarde para a noite com potencial de danos e transtornos em consequência de vendavais, chuva localmente torrencial e até granizo.
Cuidado com incêndios
O Sistema Metroclima adverte com ênfase que o risco de incêndio em vegetação hoje e amanhã será extremo na área de Porto Alegre. Já foram registrados vários focos ontem na cidade e com o aumento do calor hoje e amanhã, o risco de incêndios será ainda maior. Os índices de radiação UV vão estar muito altos, não se recomendando a exposição prolongada ao sol entre o meio da manhã e a metade da tarde.
Na sexta-feira, será novamente tórrido em Porto Alegre. O sol vai aparecer com nuvens na cidade e a jornada inteira será de temperatura elevada. Mesmo a madrugada será muito quente com mínimas de 23ºC a 25ºC. À tarde, temperatura escaldante com marcas de 38ºC a 40ºC na Capital, não se descartando até registros superiores em alguns pontos. Segue muito quente à noite, quando alguns pontos da cidade ainda terão 30ºC.