Depois de um final de semana com muita chuva em outras regiões do Estado, o sistema Metroclima de Porto Alegre alerta que há a possibilidade de instabilidade no tempo nos próximos dias na Capital. De acordo com a meteorologista Estael Sias, sobre todo o Rio Grande do Sul a atmosfera está muito instável com rápida formação desde sábado de nuvens carregadas que provocam chuva em elevados volumes. Como estas formações de chuva intensa localizada se desenvolvem muito rapidamente. Por isso, está sendo mantido o estado de atenção (risco médio) na Capital.
Chuva será mais intensa nos próximos dias.
A previsão é de que a chuva aumente em todo Estado no Rio Grande do Sul. Nesta segunda, novos episódios de chuva com altos volumes devem ser registrados em pontos isolados. Na terça, porém, a chuva intensa será mais generalizada com risco maior para a área de Porto Alegre e da região metropolitana.
O Metroclima alerta que nesta segunda o céu deve, de novo, apresentar muitas nuvens em Porto Alegre. Podem até ocorrer aberturas de sol, mas a atmosfera segue quente, muito úmida e bastante instável, o que não deixa o tempo firme. Por isso, persiste a possibilidade de chuva, em especial da tarde para a noite, não sendo possível descartar ocasionais pancadas fortes. As mínimas ficam entre 22ºC e 24ºC na maioria dos bairros e as máximas atingem de 29ºC a 31ºC. Na terça, o céu terá muitas nuvens com chance de chuva a qualquer hora do dia. Aumenta bastante o risco de chuva forte. Com a instabilidade, a temperatura deve variar menos com mínimas entre 21ºC e 22ºC e máximas de 25ºC a 27ºC. Na segunda metade da semana o tempo seco deve predominar com o retorno do sol, mas na quarta ainda pode chover.