Os porto-alegrenses devem ficar atentos. De acordo com o Sistema Metroclima, é possível que as condições de tempo mudem muito a partir desta quarta-feira, 23. De acordo com os meteorologistas, há alta possibilidade de intensas áreas de instabilidade no Estado e devem provocar chuva na Capital que pode ser forte a intensa, não se descartando pancadas torrenciais. Podem ser registrados altos volumes de chuva em curto período com alta possibilidade de alagamentos. “Há risco de temporal com raios, ventania e ocasional queda de granizo durante a quarta-feira, o que pode acarretar problemas como falta de energia e queda de árvores”, explica o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da Metsul. Na quinta, a preocupação é maior com a chuva que pode ser forte em alguns momentos, especialmente na primeira metade do dia.
Início na madrugada
A instabilidade “explode” sobre o Rio Grande do Sul durante a madrugada e manhã desta quarta-feira com chuva localmente forte a torrencial e muitos temporais pelo Estado com alta probabilidade de vendavais, granizo e alta incidência de raios. A instabilidade deve ser intensa nesta quarta porque associada ao rápido ingresso de ar muito quente, úmido e bastante instável de Norte. Sob uma atmosfera aquecida, o risco de tempo severo aumenta muito.
Quinta com ar frio
Na quinta, ar mais frio começa a avançar a partir do Sul e ao encontrar o ar quente no Sul do Brasil reforçará a instabilidade na Metade Norte do Estado, o que gerará chuva localmente forte a intensa durante o dia do Centro pro Norte do Rio Grande do Sul. Na sexta, parte do dia é de tempo bom em Porto Alegre, mas no final do período pode voltar a chover. No sábado, pode voltar a chover muito em Porto Alegre com risco de temporais mais uma vez na região da Capital.