A massa de ar quente cobre o Estado, e foi responsável nesta segunda-feira por uma máxima de 38,0ºC em Campo Bom na segunda-feira, se manterá até sexta-feira e o calor deve se intensificar ainda mais, podendo superar 40ºC na região nesta terça-feira. O calor extremo, associado ao ingresso de umidade, particularmente entre quarta e quinta, traz riscos. De acordo com o Sistema Metroclima, podem ocorrer pancadas de chuva muito comuns no verão, que ocorrem da tarde para a noite devido à formação de nuvens carregadas pelo forte calor e a alta umidade. Ocorre que não raro estas pancadas de chuva de verão são fortes a torrenciais e até acompanhadas de temporais de vento e granizo. Por isso, as próximas tardes com temperatura muito alta exigem atenção. Assim como na sexta-feira, quando uma frente fria vai encontrar o ar muito quente sobre o Estado, o que deve gerar novos episódios de tempo severo.
Terça-Feira
O sol predomina em Porto Alegre durante a terça-feira, mas nuvens devem se formar no decorrer do dia. Modelos computadorizados não indicam chuva para a Capital, contudo com o calor extremo esperado não se pode afastar instabilidade até o fim do dia. O calor será a principal marca do dia e pode atingir marcas semelhantes à onda de calor do mês de fevereiro. A madrugada desta terça terá mínimas entre 20ºC e 22ºC, mas esquentará muito acentuadamente durante a manhã com máximas à tarde que podem chegar à marca dos 40ºC. Análises por computador chegam a sugerir um intervalo de máxima entre 39ºC e 41ºC para a zona Norte da cidade. Na Grande Porto Alegre, não estão descartadas até máximas de 40ºC a 42ºC em alguns pontos do Vale do Sinos. Recomenda-se evitar esforços físicos desnecessários no final da manhã e durante a tarde, horas mais quentes do dia, a ingestão de líquidos como água e sucos para se hidratar. A enorme demanda de energia pelo calor, demais, pode colocar a rede elétrica em estresse e gerar ocasionais cortes setorizados na cidade.
Quarta-Feira
Na quarta, o sol aparece, porém acompanhado de mais nuvens. Será outro dia quente e, pela maior umidade, muito abafado. A máxima não deve se elevar tanto como na véspera, entretanto a madrugada deve ser mais quente. Mínimas entre 22ºC e 24ºC na cidade, e que podem não baixar da marca de 25ºC na área central da cidade. Máximas à tarde de 34ºC a 36ºC, ocasionalmente superiores. Com a maior presença de umidade, há chance de pancadas de chuva com trovoadas na região da tarde para a noite.
Quinta-feira
Já na quinta-feira, o sol novamente aparece em mais uma jornada de forte calor. Espera-se madrugada muito quente e desconfortável com mínimas entre 23ºC e 25ºC. A tarde pode ter máximas de 34ºC a 36ºC, ocasionalmente superiores, dependendo do aumento da nebulosidade e da ocorrência de chuva. É maior a probabilidade de registro de chuva de verão da tarde para a noite na região, recordando que não se pode afastar que a chuva possa ser forte e acompanhada de temporais localizados.
Sexta-feira
A sexta-feira começa muito quente e com uma madrugada de temperatura altíssima para o período noturno, de 25ºC a 27ºC ao amanhecer, e o sol aparece. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva. As máximas vão depender da hora da chegada da chuva, mas podem atingir de 33ºC a 35ºC. No sábado, quando será inaugurada a Arena do Grêmio, são esperadas muitas nuvens e pode ter chuva em parte do dia.