A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para um complexo cenário meteorológico envolvendo frente quente e depois fria a semi-estacionária, corrente de jato em baixos níveis e um centro de baixa pressão com vários riscos envolvidos.
De acordo com os meteorologistas, uma frente quente com tempo severo ocasionará chuva localmente forte, muitos raios e chance de granizo isolado nesta noite e na quarta no Oeste, Sul, parte do Centro e do Leste do RS. Alto risco de granizo no Oeste e no Sul gaúcho, não se descartando pedras de maior diâmetro nestas regiões.
Há a possibilidade de chuva excessiva e inundações com volumes altos a muito elevados de chuva (100 mm a 200 mm), isoladamente maiores. Isso deve acontecer entre sexta e domingo em parte do Rio Grande do Sul. As regiões mais afetadas serão a Grande Porto Alegre e Porto Alegre, Missões, Noroeste, Alto Jacuí, Centro, Vales, Serra, Entorno da Lagoa dos Patos. Os meteorologistas alertaram para alta probabilidade de alagamentos e/ou inundações em zonas urbanas e rurais; períodos de chuva torrencial com alagamentos repentinos e provável subida de arroios e córregos. Rápida elevação de níveis de rios do Centro e Metade Norte do Rio Grande do Sul. Há também a possibilidade de deslizamentos de terra e queda de barreiras em áreas de relevo.