Com base na análise do pacote de modelos numéricos, a MetSul meteorologia está prevendo um enorme e violento ciclone extratropical na terça-feira, 13, sobre o Atlântico Sul que irá se deslocar da província de Buenos Aires para Norte/Nordeste e intensificando-se até a quarta-feira, 14.
O vento do ciclone se intensificará na terça no Rio Grande do Sul e poderá ser muito forte ainda na quarta com rajadas entre 60 km/h e 80 km/h na maioria das áreas, inclusive em Porto Alegre, e de 100 km/h a 120 km/h em pontos do Sul gaúcho, Aparados e do litoral.
Este deve ser um episódio com potencial de vento muito forte na Serra, além da orla que é normalmente a mais afetada com ciclones. Transtornos como cortes de energia e queda de árvores são prováveis. A MetSul adverte igualmente para forte ressaca do mar na costa do Sul do Brasil entre quarta e sexta-feira, 16.
Em alto mar, devem ser esperadas condições muito adversas, até propícias a naufrágios, com vagas que modelos de ondas projetam possam atingir de oito a dez metros.
Nossa será tenho que sair amanhã
Agora acho que nem vou. Mais que
Horas será aqui prá porto alegre.
Esse vento.