O Foro Regional da Tristeza recebeu hoje uma discussão a cerca da instalação de mina a céu aberto na Região Metropolitana da Capital para extração de carvão mineral, areia e cascalho. O debate reuniu ambientalistas e interessados no tema. Caso seja instalada entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas pela Copelmi Mineração LTDA, a mina ficará a 16 quilômetros de Porto Alegre e a cerca de um quilômetro do Delta do Jacuí.
O “Mina Guaíba” está em processo de licenciamento junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e prevê a extração de 166 milhões de toneladas de carvão bruto ao longo de 23 anos. Estiveram presentes ao debate os juízes Roberto Lorea e Karla Aveline e integra a programação do Diversidade na Tristeza, Judiciário de Portas Abertas, série de encontros promovidos pelo Judiciário, nos quais convida a comunidade a pensar sobre temas da atualidade.
Também estiveram presentes ao encontro o advogado ambientalista Marcelo Mossmann e a pesquisadora pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) em Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade Camila Prates.