As árvores de Natal já estão sendo montadas e logo as famílias estarão reunidas para as festas de fim de ano. Mas se para a maioria esses encontros são ótimos para registrar sorrisos e guardar recordações, para algumas pessoas que não se sentem confortáveis com a aparência dos seus dentes é um momento de preocupação. Conversamos com a doutora Fernanda Ferrari, especialista em aparelhos ortodônticos na ProSmile, sobre os mitos e verdades sobre o uso dessa tecnologia. Que tal entrar 2018 com um sorriso novo?
Aparelho na vida adulta
O primeiro mito que vamos tratar é o de que apenas crianças podem usar aparelhos ortodônticos. Os adultos podem sim utilizar aparelho e como eles estão cada vez mais discretos, não atrapalham em nada. Muios têm optado por essa oportunidade que, além de estética, é ótima para a saúde pois influência nos hábitos de respiração e mastigação. “O correto alinhamento dentário contribui para uma melhor mastigação considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores.”, explica a doutora que salienta ainda que quando os dentes encontram-se apinhados ou sobrepostos a higiene oral inadequada provoca o aparecimento de cáries e doença gengival. “Portanto, estando os dentes bem alinhados torna-se muito mais fácil o seu cuidado.”, explica. Isso tudo além de auxiliar no sorriso mais atrativo que aumenta a autoestima e apresenta um papel importante para acentuar a auto confiança e auxiliar na sua seleção dentro do meio social.
Em quanto tempo é realizado o tratamento ortodôntico
O tratamento ortodôntico é realizado em um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente para a finalização. “O tempo total de tratamento depende da severidade dos problemas ortodônticos, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente.”.
Causas e tratamentos
As causas para os problemas ortodônticos se dividem em três frentes: genética, maus hábitos ou problemas periodontais como cáries. A partir dos seis anos de idade, quando o paciente começa a troca dos dentes de leite pelos permanentes, é a idade ideal para diagnosticar e tratar problemas ortodônticos instalados ou prestes a se desenvolver. A doutora salienta que há casos onde o diagnóstico é tardio. “Nem sempre um sorriso aparentemente alinhado é garantia de que o paciente tem uma mordida correta e sem problemas funcionais. Por isso é sempre importante uma avaliação feita por um dentista especialista em ortodontia.”. Para avaliar a necessidade de uso de aparelhos, é necessário um bom exame clínico e diagnóstico feito por um profissional qualificado e munido de exames complementares como radiografias e cefalometrias.
10 sinais que está na hora de você procurar um ortodontista
1. Os dentes da frente não se tocam, a mordida fica aberta;
2. A arcada superior é muito estreita e fechada, provocando uma mordida cruzada;
3. Ocorreu perda precoce dos dentes de leite devido à cáries ou traumas;
4. Os dentes superiores cobrem os inferiores muito mais do que o normal;
5. O queixo está muito para a frente ou muito para trás;
6. A criança respira mais pela boca do que pelo nariz (o correto é a respiração nasal);
7. A criança dorme com a boca predominantemente aberta;
8. A criança apresenta olheiras profundas e demonstra canseira constante
9. A fala da criança é anasalada.
10. Dentes que nascem no céu da boca ou atrás de outros.
A ProSmile fica na Rua Coronel Massot, 476 loja 2 . Consultas podem ser agendadas pelo (51) 4061-3343.
Para saber mais, acesse: http://prosmileodontologia.com.br