Uma nova proposta de criação de um Centro Cultural está crescendo na zona Sul. Agora o bairro a receber o equipamento de disseminação de cultura e entretenimento pode ser o Ipanema. A proposta, encabeçada pela moradora do bairro, Marcia Morales, foi debatida esse fim de semana em uma reunião com outros moradores do bairro e apoiadores da causa.
Arthur Guarisse: a inspiração
Marcia lembra que a ideia partiu de um contato com o artesão Arthur Guarise quando o conheceu para escrever o livro sobre o Artesanato Guarisse. O complexo de prédios que abrigava o Artesanato Guarisse, localizado no bairro Tristeza, hoje abriga o Centro Comunitário para o desenvolvimento da Zona Sul (CCD), a 1ª Região Tradicionalista, a Associação dos Escultores do RS (AEERGS) e muitos ainda ambicionam torná-lo o Centro Cultural da Zona Sul (CCZS). “Ele (Arthur Guarisse) me falou sobre a Jacqueline Custódio, a quem eu convidei para vir aqui em casa para conversar sobre isso tudo.”, lembra. Jacqueline Custódio, colunista do Portal Meu Bairro, presidente do CCD, é uma das organizadoras do projeto do CCZS. Marcia conversou sobre a ideia de transformar o casarão da Comendador Castro em um Centro Cultural.

Da conversa, muito positiva, surgiu o convite para participar de uma reunião no CCD com os integrantes do movimento “Chega de demolir Porto Alegre!” onde conheceu Yael Wars e Adriana Augusto Neves, que se somaram ao projeto do Centro Cultural de Ipanema, e o primeiro contato com a Associação dos Moradores do Bairro Ipanema. “Foi quando fizemos a nossa primeira reunião aqui em casa”, recorda Marcia.
Com a presença do presidente da Ambi e dos demais interessados no projeto, começaram os contatos de negociação de um comodato com os proprietários do imóvel na Comendador Castro. De lá pra cá, o grupo aumentou e começa a tomar forma. A ideia é tornar o imóvel em um Centro Cultural.
O Portal Meu Bairro apoio mais essa iniciativa de disseminação cultural e seguirá acompanhando o projeto.