O grupo Chega de Demolir Porto Alegre, um movimento da sociedade civil em defesa do patrimônio cultural, realizará seu primeiro encontro de 2014 no próximo sábado, 25. A reunião acontece no Atelier do Bonde, rua Otto Niemeyer, 1173, bairro Tristeza.
Como pauta principal, a participação da sociedade civil na defesa do patrimônio cultural de Porto Alegre. Segundo os organizadores os temas do encontro versam sobre possibilidades e experiências de participação e mobilização comunitária em defesa do patrimônio cultural; discussão sobre a legislação municipal de patrimônio cultural de Porto alegre. Estarão em pauta também ações possíveis para 2014.
De acordo com Jaqueline Custódio, integrante do movimento, é importante debater estratégias de intervenção na busca da preservação do patrimônio cultural. ”Todos nós sabemos, ou pelo menos aqueles que já se depararam com essa batalha, que é muito difícil combater o extermínio da memória, frente ao imenso poder das construtoras e imobiliárias. É sempre mais fácil, barato e lucrativo, pelo menos a curto prazo, derrubar casarões impregnados de significado a investir em restauração, com possibilidade mais restrita de metros construídos.”, destaca.
Para participar do encontro ou saber mais informações acesse Chega de Demolir Porto Alegre – Encontro de Verão