
Em reunião na Promotoria de Justiça de Direitos Humanos na manha desta terça-feira, 16, a promotora de Justiça Angela Salton Rotunno pediu que a Câmara Municipal de Porto Alegre chame a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para prestar contas ao Legislativo da Capital. O Termo de Audiência foi entregue ao vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), que esteve na reunião representando a presidência da Câmara. Segundo Angela Rotunno, “não vem sendo usual a apresentação do relatório anual de Gestão da SMS, o que é uma exigência da legislação”
O vereador Dr. Thiago confirmou o interesse dos vereadores em saber como é feita a gestão da saúde no município e se comprometeu a agendar com o presidente da Câmara, Mauro Zacher (PDT), uma data para convocar a secretaria. O pedido já está nas mãos da Presidência do Legislativo de Porto Alegre.
SMS firmou acordo com Grupo Hospitalar Conceição para funcionamento da UPA Zona Norte

Também em reunião na manhã desta terça-feira, 161, a SMS se comprometeu a colocar médicos à disposição do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que gerencia o funcionamento da UPA Zona Norte, para suprir a necessidade de mais profissionais para uma jornada de 48 horas semanais na insitituição.
De acordo com a direção do GHC, dois médicos são suficientes para completar as 48 horas semanais e regularizar o fluxo de atendimento.
Entregue à população dia 28 de setembro, a UPA Zona Norte teve a procura ampliada a partir do feriado de sexta-feira, 12, depois que a Emergência do Hospital Conceição fechou a Área Verde (destinada a pacientes de baixa complexidade) para reformas. A previsão é de que a obra esteja concluída em aproximadamente 30 dias.
Por solicitação do GHC, a Secretaria Municipal de Saúde já havia colocado profissionais à disposição da UPA até 3 de outubro. “Agora, chegamos a uma nova solução em conjunto, para garantir o atendimento e evitar transtornos durante as obras no hospital”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, no final da reunião.
De acordo com o diretor-superintendente do GHC, Carlos Nery Paes, a UPA aumentou em pelo menos 15% o número de atendimentos a usuários de serviços de saúde na região e já reduziu o movimento na Emergência do Hospital Conceição. Isso resulta em menos tempo de espera pelos pacientes de baixa gravidade e atendimento mais ágil aos casos graves.
Fonte: Portal PMPA/Câmara de Vereadores