O Guaíba irá inspirar os passos de dezenas de competidores na disputa do XX Campeonato Mundial de Atletismo Master. No sábado acontece a Marcha Atlética e no domingo, a Maratona, a Meia Maratona e a Maratona por equipes. Em todas as provas haverá bloqueio no trânsito.
No sábado, a final da Marcha Atlética terá inicio às 7h, para homens e mulheres com idades de 60 a 89 anos. Ao todo, 103 competidores percorrerão 20 quilômetros, partindo da Usina do Gasômetro em direção a avenida Edvaldo Pereira Paiva, dando dez voltas de dois quilômetros cada. A segunda largada acontece às 9h45 para 79 atletas de 35 a 59 anos.
No domingo, acontecem a Maratona (42 quilômetros) e a Meia Maratona (21 quilômetros) com largada próximo à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Ambas terão início às 7h. O trecho deve compreender as avenidas Padre Cacique, Diário de Notícias e Guaíba, rua Copacabana, até a esquina com a rua Sargento Nicolau Dias de Farias, no bairro Assunção, e retorno pelas mesmas vias. Nessas ruas haverá bloqueio do trânsito a partir das 5 horas da manhã. A Maratona reunira 244 homens e mulheres de 35 a 85 anos, que darão duas voltas pelo trecho que vai do Centro à zona Sul, e a Meia Maratona, 327 competidores de 35 a 95 anos, que darão uma volta apenas.