Notícias 16092013 - Semana Farroupilha miniatura

Publicado no dia 16 setembro 2013 | por Redação Meu Bairro

Está aberta oficialmente a Semana Farroupilha

O maior símbolo do tradicionalismo no Estado já está queimando. O governador Tarso Genro abriu oficialmente a Semana Farroupilha no sábado durante a cerimônia de acendimento da Chama Crioula, em frente ao Palácio Piratini. O tema que norteará os desfiles deste ano é “O Rio Grande do Sul no imaginário social”. ”Eu duvido que algum Estado tenha dado uma contribuição maior do que o Rio Grande do Sul para fundar uma sociedade democrática e moderna no nosso país. O 20 de setembro é o símbolo desta luta”, disse o governador.

Ao som da Banda de Música da Brigada Militar, os cavalarianos conduziram a centelha da Chama Crioula para que o governador pudesse dar início oficial à Semana Farroupilha. A cerimônia foi acompanhada por secretários, autoridades e representantes dos movimentos tradicionalistas.

Para o governador, a Semana Farroupilha de 2013 acontece em um momento de celebração pelo desenvolvimento da economia gaúcha. “Este evento vem emproado de uma novidade que é a grande safra que nós tivemos para o desenvolvimento da agropecuária gaúcha, e que impulsiona nossa economia para um novo patamar, de posição privilegiada e de desenvolvimento econômico no nosso país”, declarou Tarso Genro.

Apoio do Estado

O presidente da Comissão Estadual da Semana Farroupilha e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, afirmou que esta deve ser a maior Semana Farroupilha de todos os tempos. Bertolini comemorou o orçamento específico para os festejos farroupilhas destinado pelo Governo do Estado. “Esperávamos isso há muito tempo. Conseguimos essa vitória e o Rio Grande com certeza está sorrindo mais”, afirmou o presidente do MTG.

O Governo do Estado incluiu na peça orçamentária de 2014 uma verba específica para a realização da Semana Farroupilha. “Tomamos essa iniciativa de não permitir mais que dirigentes do MTG passassem cada ano em ano de porta em porta suplicando ajuda para as comemorações do 20 de setembro”, afirmou o governador.

Patrono
O patrono e homenageado dos festejos deste ano é Nésio Alves Corrêa, mais conhecido como Gildinho. O gaúcho de Soledade faz parte da Banda os Monarcas e recebe a homenagem em função da sua representatividade na música regional gaúcha. “A alegria que estou sentindo neste momento é muito grande. Vou procurar corresponder através da minha música fandangueira, que é o que sei fazer pelo Rio Grande e pelo Brasil”, disse Gildinho.


About the Author

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Back to Top ↑