Notícias Prefeito acompanha entrega do Posto do Camaquã Crédito: Luciano Lanes/PMPA

Publicado no dia 17 maio 2012 | por Redação Meu Bairro

Prefeitura reinaugura Posto de Saúde no Camaquã

Foi entregue à comunidade na tarde de hoje, 17, o Posto de Saúde do bairro Camaquã. A Unidade de Saúde da Família recebeu uma série de melhorias em sua infraestrutura, que conta agora com um novo gabinete odontológico.

Demanda do Orçamento Participativo de 2009, resgatada no Plano de Investimentos 2011, o posto atende cerca de três mil moradores da comunidade no prédio de 163 metros quadrados. “Esta reforma é resultado das escolhas dos representantes do OP, que cada vez mais é consolidado pela prefeitura, como um instrumento de cidadania e transformação social”, afirmou o prefeito José Fortunati, ao lembrar que a gestão municipal tem investido em saúde bucal, presente em 94 Unidades de Saúde da Capital.

Prefeito acompanha entrega do Posto do Camaquã Crédito: Luciano Lanes/PMPA

A reforma incluiu pinturas interna e externa, eliminação de infiltrações, revisão elétrica geral e substituição de piso e telhado. Além da restauração geral, também foram adquiridos novos equipamentos e mobiliário. A unidade foi redimensionada para receber gabinete odontológico e uma equipe de saúde bucal. “O terreno é pequeno, por isso pensamos em construir um novo posto em outro local, mas a comunidade pediu que mantivéssemos o atendimento aqui, pelo vínculo que já criaram com a equipe”, enfatizou o Secretário da Saúde de Porto Alegre Marcelo Bósio.

Como funciona em uma área onde a maior parte da população é de pessoas idosas, a unidade mantém acompanhamento para grupos de diabéticos e hipertensos. Em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), oferece atendimento para dor crônica, prestado por profissionais de diversas áreas. Com foco na prevenção e promoção da saúde, são desenvolvidas atividades para melhoria da qualidade de vida, como o estímulo à prática de exercícios físicos, à alimentação correta e hábitos saudáveis. Gestantes e crianças têm programas específicos, que incluem ações de educação em saúde escolar.

Tags: , , , , , ,


About the Author

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Back to Top ↑