No inverno, as baixas temperaturas nos convidam a ficar em casa, em um clima mais intimista, sem toda aquela baladação das noites de verão e pedem também bebidas quentes, para espantar a sensação do frio. Diferente do verão, onde tendem para o lado mais refrescante e cítrico, o inverno pede drinks com um teor alcoólico um pouco maior, que possam ser consumidos sem a pressa que as bebidas de verão sugerem.
Negroni, Manhattan, Irish Coffee (o famoso café irlandês) com certeza muitos já escutaram o nome desses e de alguns outros clássicos da coquetelaria, presença quase que obrigatória em qualquer carta de drinks.
Hoje, as opções são infinitas, pode-se ir desde um café expresso ou até mesmo um chá com algum licor, até uma versão de inverno do tão conhecido Mojito. O Dirty Mojito é um exemplo. Em pesquisa realizada pela Revista Marie Claire italiana, em uma lista de dez drinks no último inverno europeu, foi o segundo mais pedido.
Para quem já se animou com a ideia, o bartender e mixologista formado no Instituto Argentino de Cocteleria, Maximiliano Chinelatto separou algumas receitas especiais começando pelos cafés, que são os seus favoritos. Nos ingredientes, produtos fáceis de se encontrar no mercado nacional. Um brinde ao inverno!
Irish Coffee
Criado na década de 40 por Joe Sheridan em Foynes, Irlanda. Tem sua base composta por café (de preferência, expresso) whisky irlandês e creme de leite (em alguns lugares, é servido com chantilly)
Ingredientes:
40 ml de whisky irlandês
90 ml de café quente (preferência expresso)
30 ml de creme de leite batido (ou chantilly)
1 colher de chá de açúcar mascavo
Aqueça levemente o whisky e despeje na taça. Após despeje o café quente e acrescente uma colher de chá de açúcar. Por último, adicione o creme.