Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem: amigo e companheiro incondicional para onde quer que você vá. Reconheço, mas concordo em partes! O cachorro não senta com você em uma roda para bater um papo, concordar, discordar, explorar pensamentos alheios ou rir de coisas idiotas que fazemos na vida – amigos fazem isso! Amigos não são comprados na pet shop e levados pra casa quando achados na rua passando fome, mas são pessoas nas quais você teve a sorte de encontrar em um mundo cada vez mais egoísta e desumano.
Você pode até não ter a felicidade de ver seu amigo buscar o graveto que você jogou para ele buscar, mas pode ter a certeza de que ele sairá à meia noite, num dia frio e com chuva para te socorrer se você precisar.
Você pode saber que seu amigo não vai estar na porta da sua casa quando você chegar do trabalho abanando o rabo e te dando toda a atenção do universo, mas certamente saberá que onde ele estiver, seja na casa ao lado, no mesmo bairro ou em Hiroshima ele sempre vai ter você no pensamento, no coração e no seu álbum de fotos.
Seu amigo não vai te lamber, mas vai tomar uma cerveja gelada contigo num domingo escaldante ou um vinho num sábado gelado.
Seu amigo certamente não vai comer aquela ração de marca que você compra na melhor veterinária da sua cidade, mas ele vai te ligar bem na hora do rush dizendo: “Fiz um bolo! Corre pra cá!”
Tenho dois cachorros que eu amo de verdade, que eu cuido com esmero e dedicação. Não os trato como gente porque entendo que eles gostam de ser cachorros mesmo, mas não posso dizer que eles são meus melhores amigos, no meu entendimento isso seria muito triste. Sou feliz, mas muito feliz com os amigos que tenho. Eles não me lambem (apesar de um já ter feito isso), mas tenho certeza que eles me amam incondicionalmente, são leais e me respeitam como ser humano desajustado, porém leal, que sou.
O melhor amigo do homem são todos os seus amigos! Não é um amigo em particular, são todos com suas particularidades, especificidades e personalidades.