#estilando
Olá! Meu nome é Renata, sou consultora de imagem e estilo e é um prazer poder compartilhar com todos os leitores do portal meuBairro. O objetivo da coluna não é ditar regras, impor o que é certo ou errado, afinal não se trata de uma receita de bolo. Aqui será um espaço para trocarmos experiências, aprendermos e desvendarmos juntos como podemos sempre melhorar nossa imagem. Não foi à toa que a batizei com esse nome, #estilando. A palavra estilar é oriunda do latim, stillāre, e significa “permitir que verta gota por gota”. Essa é a proposta: contribuir pouco a pouco, gota por gota, com o leitor, quanto a sua capacidade de aprimorar sua imagem, descobrir o seu potencial. Para isso a sua participação é fundamental! Comente, questione, sugira, participe.
Agora que já fiz essa pequena apresentação que tal para esse nosso primeiro contato iniciarmos entendendo um pouco mais sobre a nossa imagem, sobre o poder que ela exerce em nossa vida, sobre o que nosso visual revela?
Pois bem! Um estudo apresentado pelo psicólogo americano Albert Mehrabian, demonstrou que em apenas 30 segundos somos capazes de julgar e, consequentemente, também somos julgados. A pesquisa comprovou que 55% da primeira impressão é baseada apenas no visual, na aparência. Mesmo que involuntariamente, acabamos julgando as pessoas pelo que avistamos. Cito essa pesquisa, não para incentivar o pré-julgamento, o pré-conceito (muito menos o preconceito), mas para provocá-los a pensar sobre o assunto. Dificilmente encontraremos uma pessoa que admita que escolhe seus looks preocupados com a opinião alheia, mas é o que geralmente acontece. Não é o que você faz algumas (muitas) vezes?
A preocupação com a aprovação alheia é tanta que já ouvi perguntas do tipo: “O que preciso fazer para mudar meu estilo?” e “Tu podes me deixar com o mesmo estilo de tal personagem?”. Podemos responder citando Chanel: “A moda muda, o estilo permanece”. O estilo é a marca de uma pessoa e cada pessoa é única, ou seja, simplesmente tentar copiar a moda ou o estilo de alguém certamente será um desastre, pois em pouco tempo poderá ser percebido que o visual pouco ou nada, exprime a essência de quem ali se esconde.
Nossas roupas “falam” muito sobre quem somos e, principalmente, como estamos. Revelam nossos sentimentos, nossos desejos e refletem nosso ser e estar. Não acredito e não recomendo um trabalho baseado na mudança de estilo e sim no aprimoramento do estilo, seja ele qual for. Para um bom resultado é imprescindível o autoconhecimento. É preciso saber a fundo quem somos, o que queremos, qual o nosso propósito, qual a mensagem queremos dizer ao mundo. Redefinir e repensar a imagem, além de renovar externamente, revigora internamente, pois uma boa imagem abre portas e coopera significativamente para elevar a autoestima.
Há momentos em que podemos ser traídos por nossas próprias escolhas quando o assunto é a vestimenta. Para evitar esse deslize a consultoria de imagem e estilo vem para contribuir e orientar sobre a forma mais adequada para cada estilo e ocasião.
O mundo da moda, assim como a etiqueta, possui algumas regras básicas. Isso não significa que para estarmos de acordo precisamos seguir a todas sem pestanejar. Pelo contrário, algumas das regras podem (e devem) ser quebradas. Ter estilo é justamente isso: Conhecer as regras, os truques, as recomendações e dar a eles o nosso toque pessoal.
Agora responda a si mesmo: Você sabe expressar quem é, através de sua vestimenta? O que você veste atesta seus pensamentos, seus valores, suas verdades?
Lembre-se: Nossa imagem é a forma como nos apresentamos ao mundo. O que suas roupas andam falando sobre você?
Até a próxima edição onde trarei dicas e ideias para você curtir o carnaval em grande estilo.
Abraços e muita luz!
Arrasou Renata! Vou adorar acompanhar suas postagens. Bjos.
Tati querida!
Bom saber que gostou. Escrevo com muito carinho e é ótimo saber que serás uma leitora da #estilando.
Fique à vontade para sugerir temas, dar uma opinião e compartilhar. 🙂
Um super bjbj.
Grata! Muito bom saber que gostou, Rúbia.
Bjbj
Adorei !!
Vou acompanhar.
Bjo
Viu que a filha do Luizão respondeu pra ti no comentário de cima? hehe
Renatinha , este é o segundo texto teu que leio. Estou adorando. Eu não soube da tua palestra,ainda sobre um assunto tão interessante. Se soubesse teria ido te prestigiar. Agora que descobri, vou continuar lendo teus artigos nas terças -feiras.
Muita Luz pra ti também guriazinha.
Sandra querida!
Fico feliz em saber que estás gostando. Esse retorno é super legal e aceito sugestões de algum assunto que queiras ver por aqui.
Podes deixar que te avisarei dos próximos eventos. Será um prazer tua presença.
bjbj