O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está fiscalizando a execução de duas obras da Copa do Mundo de 2014 que aumentarão a capacidade de drenagem no entorno do estádio Beira-Rio, combatendo os alagamentos na região. Os trabalhos concentram-se nas avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva. Cerca de 7,6 mil metros de redes pluviais serão implantados, beneficiando milhares de pessoas que residem e transitam pela área. O investimento total é de R$ 15 milhões.
As obras
Toda a rede de drenagem pluvial da avenida Padre Cacique, que se encontra obsoleta, será substituída. Os condutos implantados na via passarão pelas novas ruas C, B e A. Nas ruas C e B, eles se conectarão à galeria principal da avenida Edvaldo Pereira Paiva, que encaminhará as águas das chuvas à casa de bombas 12, localizada no parque Marinha do Brasil, para desaguar no lago Guaíba. A tubulação da rua A atravessará o parque, ligando-se à bacia de amortecimento de cheias da casa de bombas 12.
Na obra da Edvaldo Pereira Paiva estão sendo implantados mais de 1000 metros de galerias, 480 metros de tubos e 1,9 mil metros de redes de microdrenagem. Na Padre Cacique, são aproximadamente 1,4 mil metros de galerias, 84 metros de tubos e 2,7 mil metros de redes menores. A previsão é de que as obras sejam concluídas em abril de 2014.
Plantios – Para a realização do empreendimento, o projeto original foi modificado para que haja o manejo do menor número possível de árvores. Um vegetal precisará ser removido e sete, transplantados. Como compensação ambiental, serão plantadas 107 mudas de árvores nativas na rua Antônio Klinger, próxima ao Centro Administrativo Fernando Ferrari. Além disso, estão previstos outros plantios na avenida Padre Cacique.