*Márcia Morales Salis, Gestora Cultural, Bacharel em Direito, Mestre em Letras e doutoranda em Direito
Atualmente, a orla de Ipanema, na capital gaúcha, oferece ao morador e ao visitante do bairro a exposição permanente de três obras de arte. São obras de importantes artistas que participarão da ação cultural “Arte e Artista na Orla”, no dia 16 de março deste ano – um evento promovido por moradores locais junto a sua entidade representativa (AMBI).
Estas obras foram criadas por três apaixonados pelo bairro Ipanema: Maria Tomaselli, Beto Babão e Zorávia Bettiol. A obra projetada pela artista Maria Tomaselli: “Para namorar ao pôr do sol”, é uma escultura em concreto revestida em mosaico de azulejos. Foi escolhida a partir do concurso “Espaço Urbano-Espaço Arte” promovido pelo município de Porto Alegre (gestão ano 1993). Na execução desta obra, primeiro, montou-se a estrutura em concreto para a mesa do conjunto, depois os bancos e as figuras. O conjunto pronto foi revestido depois de seco.
Ao final, foram feitos o contrapiso e o piso. Anos depois, no dia 8 de dezembro de 1999, foi inaugurada a obra “Representação de Oxum”. Uma escultura de cinco metros de altura construída em ferro pelo artesão Beto Babão (Gilberto Silveira), um artista morador de Ipanema, em homenagem à divindade africana. A obra foi oferecida à população pela Federação da Religião Afro-Brasileira (Afobras).
Oxum corresponde a Nossa Senhora da Conceição no sincretismo afro católico. Na mitologia africana, é a divindade que governa as águas doces e representa a força dos rios, a maternidade, a fartura, o ouro, a beleza e o amor. “Liberdade” é uma escultura da artista Zorávia Bettiol, criada para o projeto “Artemosfera”, realizado em Porto Alegre no ano de 2011. Com o esforço da Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI) e de Zorávia – que doou a obra ao bairro, a escultura permaneceu no local! Na obra de Zorávia está escrito: “Água, Terra e Ar todos precisam amar! Para o futuro nos garantir vida melhor”, autoria do escritor Carlos Urbim. Estes três importantes trabalhos artísticos representam a identidade do bairro Ipanema, um lugar em que se valoriza a natureza, a arte e a liberdade de ser e de se expressar.