Os empresários do comércio gaúcho estão menos otimistas este mês em relação às expectativas e investimentos, conforme demonstrou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC). Divulgada pela Fecomércio-RS, a pesquisa apresentou queda de 6,1% em janeiro (116,9 pontos) em relação ao mês anterior (124,5 pontos).
Quando questionados sobre a percepção do momento atual, no entanto, os empresários se mostraram mais confiantes, e o indicador de condições atuais (Icaec) apontou acréscimo de 2,6%, em relação a dezembro. Esse resultado confirma a trajetória ascendente que vem sendo observada desde o início do segundo semestre de 2012, refletindo um movimento de recuperação, ainda que lento, da economia brasileira.
Futuro
O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, avalia que a piora nas expectativas quanto ao futuro, associada a seu efeito restritivo das perspectivas de investimentos dos empresários do comércio, determinou a queda do ICEC em janeiro deste ano. “O resultado superou o movimento de melhora nas perspectivas quanto à situação atual e, com isso, essa piora também, provocou a interrupção da trajetória ascendente registrada desde meados de 2012”, analisa o dirigente.
O indicador referente aos investimentos dos empresários do comércio (Iiec) apresentou queda de 10,5%, passando de 117,5 pontos em dezembro de 2012 para 105,2 em janeiro de 2013. Seguindo a mesma tendência de queda, o indicador de expectativas quanto ao futuro (Ieec) apresentou diminuição de 8,6%, passando de 153,1 pontos em dezembro do ano passado para 140,0 em janeiro deste ano. “Fatores como as revisões constantes para baixo da expansão do PIB em 2013 e a deterioração do cenário inflacionário projetada pelo Banco Central para o primeiro semestre, bem como um final de ano mais tímido em termos de crescimento de vendas, contribuem para a redução do otimismo dos empresários para o ano que está começando”, justifica De Marchi.