Foram divulgados pela Fecomércio-RS nesta terça-feira, 8, os resultados de setembro do Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS (Icec-RS) . A pesquisa teve 115,5 pontos, uma elevação de 6,5% em relação ao mês anterior. Os números revelam o nível de otimismo dos empresários do setor terciário do Estado, mostrando que os empreendedores gaúchos estão mais confiantes.
Ainda na comparação com o mês anterior, todos os componentes apresentaram alta: condições atuais (9,1%), expectativas para o futuro (7,9%) e investimentos (2,7%). Na análise por segmentos, a elevação foi mais acentuada para as empresas concentradas em bens semi-duráveis (8,5%). Os não-duráveis e duráveis apresentaram acréscimo de 4,1% e 4,4%, respectivamente.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a confiança dos empresários, ainda que otimista, se encontra 2,9% abaixo do patamar médio do primeiro semestre e do ano passado. No que diz respeito à percepção quanto às condições atuais, mesmo com a melhora em setembro, o indicador mantém posição pessimista, influenciado pelas avaliações quanto à economia e ao comércio. “Alguns fatores têm impactado negativamente a confiança dos empresários em 2013, dentre eles a inflação mais elevada, o crescimento moderado das vendas do comércio e a depreciação cambial”, acredita De Marchi.