O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e a presidente da Associação do Turismo Náutico (Atun-RS), Adriane Ebling, estiveram hoje, 14, pela manhã na Zona Sul onde acompanharam as obras de construção do novo Pier de Ipanema. Eles estiveram acompanhados de representantes da Cooperativa Good Cooper, empresa responsável pela execução da obra, que confirmaram que o equipamento estará pronto no início de dezembro. “Já para o verão que se aproxima teremos à disposição dos visitantes e porto-alegrenses maior oferta no turismo náutico nesta região privilegiada da orla com passeios diferenciados”, comemorou Moraes
O píer ficará junto à orla do bairro Ipanema, na altura da avenida Guaíba esquina com a rua Leblon. De acordo com o secretário, a construção do píer flutuante irá criar uma nova alternativa de embarque e desembarque de passageiros para os barcos de pequeno e médio porte que fazem passeios turísticos nesta região da orla do Lago Guaíba.

Instalação dos cabos subterrâneos
A etapa em andamento é a instalação dos cabos subterrâneos para levar energia até o píer, que será iluminado em toda sua extensão, de 20 metros, e a colocação das 12 estacas que sustentarão o equipamento dentro d’agua. Seis delas já estão fixadas. Terminada esta fase, começará a montagem dos módulos em madeira autoclavada e sua fixação sobre 36 bombonas de poliprolineno, na cor azul, que permitirão que o píer acompanhe as mudanças de nível das águas. Esta montagem será feita na sede da Good Cooper, em Guaíba, e quando pronta toda a estrutura será transportada pelas águas do lago Guaíba até Ipanema, onde os módulos flutuantes serão fixados às estacas. A ligação do píer com a margem será por meio de uma rampa de madeira com extensão de 10 metros, que também flutuará para acompanhar o nível das águas.
Mais barcos e roteiros
A presidente da Atun-RS antecipou que os passeios com saída do píer de Ipanema serão realizados por três embarcações. Uma delas, o barco Travessia, realiza passeios há vários anos na região. Uma nova embarcação estará licenciada até o final deste mês, pronta para entrar no circuito dos passeios náuticos, e a terceira ficará pronta no final de dezembro. “Com esta frota teremos passeios regulares de terças a domingos, com horários fixos e percursos diferentes”, anunciou Adriane. Os barcos também terão roteiros específicos para locação por grupos. Juntas, as três embarcações terão capacidade para até 70 passageiros.
Turismo repassou R$ 40 mil para obra
A construção do píer foi possível graças ao repasse de recursos pela Secretaria Municipal de Turismo para a Atun, por meio de convênio, no valor de R$ 43 mil. O equipamento também será destinado ao uso público por embarcações de lazer, como lanchas, com até 70cm de calado. Atualmente, as embarcações que fazem passeios turísticos partindo da zona Sul ficam distantes da orla, exigindo que os passageiros façam o percurso de bote entre margem e os barcos.