
O Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) entrou em sua fase de finalização essa semana. Na manhã de ontem, quarta-feira, 1º, ocorreu a instalação do último tubo do emissário subaquático do Projeto no leito do lago Guaíba. Esse tubo, em polietileno de alta densidade (Pead), tem 1m60cm de diâmetro e 500 metros de extensão. Com esse procedimento, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), concluiu a implantação desse trecho do emissário, composto por 22 tubos numa extensão de 11 quilômetros, entre o bairro Cristal e a Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria, na Zona Sul.
Para o término dessa instalação faltam agora, apenas, realizar pequenas interligações para concluir totalmente o projeto do emissário subaquático.
O Projeto Integrado Socioambiental (Pisa)
O Projeto da Prefeitura de Porto Alegre que tem como principal objetivo elevar o índice de capacidade de tratamento dos esgotos na cidade, dos atuais 27% para 77%. Isso significa resgatar gradativamente a balneabilidade das praias do lago Guaíba, proteger as nascentes e recuperar os arroios de Porto Alegre. É a maior obra de saneamento da história da cidade.
Cerca de 700 pessoas estão trabalhando para a execução do projeto. A obra da Estação de Tratamento de Esgotos Serraria tem mais de cinco hectares em obras. É neste local que serão tratados os esgotos coletados nas bacias do arroio Tamandaré (parcial), do arroio Dilúvio, do arroio Cavalhada, do arroio Capivara e do arroio do Salso. O sistema de tratamento será em nível terciário, o que vai garantir que após o tratamento a água seja devolvida ao Guaíba em condições muito superiores àquelas em que foi captada.