O Programa Moradia Primeiro tem o objetivo de oferecer acesso à moradia com estímulo à autonomia e autodeterminação. Está é uma iniciativa do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua da Prefeitura de Porto Alegre.
Nove pessoas já foram atendidas com sete bolsas, sendo dois casais. A prefeitura tem verba garantida para o programa, mas a iniciativa esbarra em algumas dificuldades, como a falta de pessoas interessadas em locar seus imóveis.
Além da Moradia Primeiro, o plano inclui 21 bolsistas da bolsa trabalho. Destes, cinco superaram a situação de rua pagando aluguel com o valor da bolsa. Com a oferta gratuita de passagens de ônibus, 51 pessoas retornaram ao município de origem. No total, são 86 pessoas beneficiadas desde que o plano foi apresentado em maio.
Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a situação de rua é um problema histórico. “Não é correto achar normal que as pessoas morem na rua. Mas também não é correto mover as pessoas de uma rua para a outra, dando alívio visual em uma quadra ou em uma rua movimentada, que estaremos fazendo algo que realmente pode transformar a nossa sociedade”, disse.